Educação Pela Vida retorna atividade presencial nas escolas

 

As atividades do projeto Educação Pela Vida voltaram a todo vapor. Com o principal objetivo de salvar vidas, o projeto já atendeu mais de 7 mil alunos nas ações de valorização, por meio de rodas de conversa e apresentações artísticas.


 

O Educação Pela Vida é mais uma atuação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que teve início em setembro de 2019, com o objetivo de mobilizar os educadores para a causa da prevenção do suicídio, uma vez que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos podem ser evitados. Nesta segunda-feira (26) foi a vez do Centro Estadual de Tempo Integral, Pedro Mendes Pessoa, localizado em Beneditinos, receber o projeto que retorna presencialmente e com todas as medidas de biossegurança para evitar o contágio por Covid-10.

 

A Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, a Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e o Núcleo de Apoio Psicossocial (Nuapsi) estão à frente das atividades nas escolas. O projeto já percorreu as cidades de União, Porto, Lagoa Alegre, Novo Nilo, Campo maior, Altos, Santa Cruz, Sussuapara, Picos, Parnaíba, Luís Correia, Valença, São Pedro e Oeiras. Em Teresina, mais de 18 escolas já foram atendidas.

 

O artista visual, Valdsom Braga, é um dos integrantes da equipe responsável pela parte artística do projeto. Encenando o monólogo "O pescador de sonhos", o artista explora a atmosfera da ludicidade nos processos de sensibilização de humanização por meio da arte inclusiva, gera um movimento coletivo e um ritual de cuidado de escuta e de acolhimento. "A arte aproxima as pessoas e essa peça tem o objetivo de dizer a esses jovens que eles não estão sozinhos no mundo e que eles são importantes", explica Braga.


 

Para a diretora Rosimar Sousa, do CETI Pedro Mendes Pessoa, a expectativa era passar o calor humano e a confiança no retorno às aulas. "É muito bom ver que os estudantes estão retornando e o Pescador de Sonhos é muito positivo para que voltemos com uma energia positiva e com todo cuidado. A escola está preparada para receber tanto esse evento como os estudantes", afirma.


Clique aqui e confira o vídeo.