Escola que avançou no IDEB recebe mais investimentos

Em visita aos municípios do sul do estado, nesta sexta-feira (23), o governador Wellington Dias assinou autorização para obras de reforma e construção de escolas da Rede Estadual de Ensino por meio do programa PRO Piauí. Uma das escolas beneficiadas foi o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Amaral, de Curimatá. A escola se destaca na região pela boa nota que obteve no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019.

Entre ordens de serviço e autorização para licitação, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberá inicialmente investimentos na casa dos sete milhões de reais. Os recursos são oriundos dos Precatórios do FUNDEF, pelo Programa PRO Educação.

"Queremos ser uma rede completa na área da educação, em todos os níveis, com um plano de trazer os jovens e adultos para a escola, qualificação de pessoas com cursos profissionalizantes e de educação superior, gerando emprego e renda para a população. Por isso, vamos  modernizar as escolas e  equipa-las com tudo que precisam laboratório, biblioteca, climatização, refeitório. A ideia é fazer algo marcante, que impacte a vida das pessoas", frisou o Governador.

No CETI Desembargador Amaral, o governador Wellington e o secretário da Educação, Ellen Gera, autorizaram a reforma geral, instalação de subestação de energia e climatização em toda escola.

"A escola é a ferramenta de maior importância para que os estudantes possam fazer diferente em suas vidas. Em um prédio climatizado,  equipado com laboratórios, a gestão e os professores, que já fazem um excelente trabalho, poderão desenvolver ainda mais todas as habilidades desses alunos e ter resultados ainda melhores", afirmou o Secretário De Educação, Ellen Gera.

O diretor Wander Pires comemorou o anúncio do investimento que, segundo ele, será muito importante para a continuidade no avanço que toda equipe do CETI tem conseguido na qualidade do ensino ofertado.

"Há muito tempo vimos solicitando a climatização da escola, desde sua última reforma. O calor é intenso e por isso é muito importante essa parte da obra", disse o diretor.

O CETI conta com 355 que estudam em tempo integral no Ensino Médio e na segunda etapa do Ensino Fundamental. A escola ficou entre os 16 melhores IDEbs do Piauí em 2019, subindo de 5.0 para 5.6 nas séries finais do Ensino Fundamental e alcançando 4.9 no Ensino Médio.

"Creditamos essa conquista ao trabalho em equipe, aos programas do governo e a conscientização dos estudantes da importância de valorizar as avaliações externa", completa o diretor da escola.

O gerente da 15ª GRE sediada em Corrente, Carlos Omar, comemora as melhorias de infraestrutura nos municípios da região, que beneficiarão mais de 2.500 alunos.

"Nos sentimos felizes em receber o governador Wellington Dias e o secretário Ellen Gera, e mais felizes ainda sabendo que essa missão deles no extremo sul é anunciar obras de melhorias na infraestrutura das nossas escolas. Agradecemos o investimento feito e temos certeza que isso se reverterá em melhoria da qualidade da educação de nossa região", relata o gerente regional.