Reunião apresenta avanços na construção do Novo Currículo PI

Um encontro virtual aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, com o Comitê de Governança do Pro-BNCC para a construção do Novo Currículo do Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino. O momento acontece mensalmente para avaliar e apresentar as ações realizadas nas 10 frentes de trabalho existentes. Nesta manhã, foram apresentados 5 itens das frentes e a avaliação foi positiva sobre o avanço. 
 

O alinhamento de toda a equipe tem determinado a celeridade no processo mesmo em meio à pandemia. As reuniões virtuais têm facilitado o acesso e compartilhamento dos trabalhos. "Precisamos desse alinhamento para que a implementação tenha impactos positivos durante todo o processo", disse a consultora do processo, Danielle Freire.  


Durante a reunião foram discutidas as cinco primeiras frentes de trabalho: Estudos e Diagnósticos, Currículo, Consulta Pública, Comunicação e Mobilização, Articulação do Conselho Estadual de Educação (CEE). O Diagnóstico, por exemplo, possui 14 itens que estão sendo analisados, como custo por aluno na merenda escolar, quem são as 315 escolas pilotos por regional, distribuição de professores, carga horária de cada unidade escolar e muitos outros pontos importantes.  

O Novo Currículo Piauí vai bem além de um instrumento pedagógico. Ele envolve toda a estrutura da secretaria e a Rede de Ensino Estadual. Os dados que estão sendo analisados devem ser apresentados em breve, com detalhes, ao comitê. Isso vai impactar diretamente no desenvolvimento do Estado e vai garantir aos jovens mais qualidade de protagonismo estudantil.  

O próximo passo mais importante será a Consulta Pública, que proporcionará uma construção a muitas mãos e com as reais necessidades da comunidade escolar e sociedade em geral.

Comitê discute Novo Currículo com CEE 


Na tarde desta sexta-feira, 11, o Comitê de Governança ProBNCC reuniu-se com o Conselho Estadual de Educação (CEE) para apresentar o que vem sendo feito e discutir aspectos pertinentes à construção do documento. As frentes de trabalho têm sido acompanhadas pelo conselho para que tudo seja feito de forma direcionado ao que se espera para o desenvolvimento da Educação no Estado.



O desenho do documento já existe e, neste momento, boa parte textual introdutória do Novo Currículo já está pronta e passando por um parecer de duas equipes especializadas, uma da própria Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e outra do Instituto Reúna. As equipes de redatores estão sendo constantemente monitoradas e os materiais escritos são avaliados para verificação se está de acordo com o que se espera. 


Ações como implementação, impactos do Novo Currículo e a participação da sociedade foram algumas das questões tratadas durante a reunião on-line. O superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto, falou que a participação ativa do CEE é uma importante ação na construção do Novo Currículo. "As resoluções do conselho vão contribuir neste momento e em todo o processo", disse.