Escola incentiva alunos a redescobrirem bairros na pandemia

Em razão da mudança na vida das pessoas e impacto na rotina escolar provocada pelo novo coronavírus, a equipe pedagógica da Unidade Escolar Petrônio Portella, localizada no município de Campo Maior-PI, idealizou um projeto interdisciplinar ?Conhecendo o seu bairro em tempos de pandemia?, para engajar a participação e protagonismo dos alunos.

No projeto, os alunos da quinta à sétima etapa da Educação de Jovens e Adultos, buscaram informações para entender como se comportavam os frequentadores dos diversos locais mais frequentados pela comunidade, antes e durante a pandemia, como disse o professor Gilberto Chaves.

"O projeto fornece aos alunos da modalidade EJA um olhar para o seu bairro, a visualizar a importância de um lugar pela comunidade e a partir dai o aluno passou a conhecer a realidade do seu próprio local. Eles realizaram questionários junto aos frequentadores dos setores como a igreja, o mercado do produtor rural, a Praça da Bandeira e o campo de futebol, no lazer, e nestes lugares perceberem quais os cuidados adotados em relação a prevenção da Covid-19 para depois produzirem o texto do vídeo", detalhou.

Os professores orientadores realizaram reuniões com os alunos, foram montados questionários em relação a comunidade e assim conseguirem montar a produção textual. A fase seguinte foi a captura de imagens e inserção dos áudios narrados pelos alunos.

"Ao final da atividade percebemos os alunos mais motivados e engajados a conhecer a comunidade e criou um sentimento de pertencimento. Eles ficaram maravilhados com o resultado do trabalho deles e tivemos ainda como saldo positivo o maior interesse no grupo das turmas e o retorno das atividades", ressaltou Gilberto.

As gravações com as imagens aconteceram nos bairros Matadouro e Cariri, onde a maioria dos estudantes residem.

O resultado pode ser conferido abaixo neste vídeo AQUI.

Segundo a coordenadora pedagógica, Rosiana Ibiapina, a escola tem intensificado a formação continuada na própria sede via meios digitais, com auxílio da formação Chão da Escola, oferecido pela Seduc, e incentivando os professores a trabalharem as temáticas das realidades locais com o apoio da Gerência Regional de Educação.

Ela explica que o projeto faz parte do plano pedagógico que busca combater a evasão escolar e promover a permanência dos alunos.

"Este é o resultado do trabalho da coordenação pedagógica junto com os professores, na tentativa de resgatar o aluno, fazer esta virada metodológica, trabalhar com metodologia ativa, pedagogia de projeto, colocar o aluno como protagonista do desenvolvimento da vida dele. Temos conseguido resgatar o pertencimento dos nossos alunos junto à comunidade escolar e despertar que ele seja a diferença naquele espaço", afirmou.