Escola convoca pais para ampliar acompanhamento escolar

O interesse e a participação dos pais na vida escolar são fundamentais neste momento com novas atividades para os estudantes. Para ampliar este acompanhamento, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Inês Rocha, localizado na cidade de Piracuruca, convocou pais e responsáveis para informar o acompanhamento por parte dos estudantes nas aulas remotas.


O encontro aconteceu nesta sexta-feira (28), porém o primeiro contato foi realizado por meio das redes sociais e grupos de conversa na plataforma WhatsApp. A convocação motivada em virtude do declínio na participação dos estudantes das atividades organizadas pelos professores. Como a sede da escola em reforma, a gestão realizou o encontro na Unidade Escolar Hermínio Conde, que funciona nas proximidades do Ceti.

A escola organizou as reuniões seguindo cronograma por séries para que não houvesse aglomeração. Os pais ou responsáveis responderam com auxílio dos funcionários ao questionário on-line de cunho social à medida que adentrassem na escola, explica o diretor Gilvan Fontenele

"Percebemos que alguns alunos, que antes participavam assiduamente das aulas na plataforma, se ausentaram ou não respondiam mais às atividades. Com o cadastro dos pais, conseguimos elencar os motivos pelos quais estes tinham se distanciado da escola, uma vez que o nosso maior objetivo é diminuir o número de alunos sem acesso às aulas remotas", disse o diretor.


Com a análise da situação dos alunos matriculados, a gestão da escola entra em ação junto à família para a retomada das atividades.

"Quando era detectado o pai de um dos alunos que não estavam participando das aulas on-line, ele era dirigido até mim para entender o motivo, anotar os contatos, o endereço completo e já marcava uma visita para próxima semana na casa do aluno. Alguns pais não puderam comparecer por residir na zona rural ou estarem no trabalho, mas fizeram contato por telefone e WhatsApp onde fizemos a mesma abordagem", explicou Gilvan.