Escolas desenvolvem projeto de robótica com aulas remotas

  

Com o objetivo de levar o conhecimento de eletrônica, programação e robótica para alunos de escolas públicas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está implantando oficinas de robótica em 20 escolas estaduais. Idealizadas por professores da rede de ensino, cerca de 500 alunos devem ser beneficiados na fase inicial.


 

O projeto encontra-se no final do 1º módulo, onde 21 professores levam oficinas de robótica às escolas, em funcionamento de forma remota. Já são mais de 30 projetos de robótica para apresentar, de forma virtual, para escolas, Seduc e Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF).

 

O coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, professor Alberto Machado, revela que a secretaria já apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas e deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área.

 

"O projeto insere oficinas práticas de robótica com Arduíno para, no mínimo, 480 alunos da rede, inicialmente em 20 escolas estaduais de Teresina. A realização de uma grande Feira de Robótica também faz parte das metas do projeto. Tudo isso com a parceria de 21 professores que participaram dos cursos de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire", observa o coordenador.

 

A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robores e ao mesmo tempo práticas de linguagem de programação para robótica. Estão sendo atendidos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio de tempo integral. Estes participarão das Olimpíadas Estaduais de Robótica, que serão realizadas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no ano de 2021.

 

Os projetos de robótica prontos serão apresentados em setembro através de vídeos nas redes sociais e lives.