Escola cria Certificado de Reconhecimento para alunos

No atual cenário de pandemia, manter a atenção plena dos estudantes requer das escolas estratégias diversificadas para promover a formação educacional. Para reconhecer o engajamento dos estudantes com as atividades propostas, a Escola Família Agrícola Dom Edilberto - EFADE IV foi além e criou um certificado.

O "Certificado de Reconhecimento pelo Empenho, Compromisso e Responsabilidade" está dentre as estratégias utilizadas para que haja um contato remoto mais próximo e assíduo com os estudantes. A EFADE IV está situada na localidade Caldeirões, zona rural do município de Oeiras/PI.



A ideia surgiu a partir da realização de outro projeto: I Mostra Cultural Efadiana IV On-line Em tempos de Distanciamento Social, com a temática "Meu Olhar, Meu Lugar: Educação e Família" que objetivou maior aproximação on-line com os alunos em seus respectivos espaços. Atualmente, a EFADE IV contempla 180 alunos no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária.


A professora e coordenadora, Maria Natividade Lopes da Rocha, destaca que a ação reforça entender de que forma está sendo a vivência social do aluno com a família e sua comunidade, além de buscar saber quais outras atividades estão desenvolvendo, além daquelas escolares.


"Sentiu-se a necessidade de ampliar ainda mais o contato remoto, levando o incentivo à comunidade estudantil, com isso criamos o Certificado de Reconhecimento, com a finalidade de valorizar e elevar o empenho, dedicação, responsabilidade e capacidade de superação dos alunos nesse instante adverso vivido em decorrência da COVID-19, visto que considera o contato eficaz e mais assíduo com os estudantes uma maneira de contribuir significativamente nesse processo", disse.



O reconhecimento do engajamento nas atividades por parte dos alunos foi analisado durante as aulas remotas. Por meio das redes sociais, os educadores, monitores e gestores acompanharam o desenvolvimento dos conteúdos abordados. Ela explica que durante a execução do projeto, obteve-se resultados de diversos momentos do convívio familiar.


"Percebemos que tanto eles quanto as famílias se fizeram verdadeiros protagonistas no desenvolvimento das atividades, sejam teóricas ou na prática, bem como de estarem constantemente dando feedback aos professores e gestores de suas ações e momentos em família. Foi possível observar que todos ajudam os pais, desde atividades domésticas, nas atividades com relação ao cultivo de plantas e cuidados com os animais; também tendo momentos de diversão", disse Natividade.



Outra estratégia utilizada para entender, refletir e intervir levando ajuda, quando necessária, diz respeito à questão emocional/psicológica dos alunos. Por meio da produção textual em poemas, os estudantes expressarem seu ponto de vista critico, reflexivo e emocional sobre este momento vivido pelo mundo.


"Foi sugerida a temática: ?COVID-19: Sentimentos Impelidos? para que registrassem em versos todos os sentimentos enraizados no coração e na mente, levando em consideração a si próprio, a família, tal como a sociedade em geral. Diante das análises das produções, conclui-se que a pandemia causou um emaranhado de sensações, desde aflições, angústias, até a fé e esperança em dia melhores", disse.