EFA de Oeiras transmite aulas por rádio

Todas as Escolas Família Agrícola de Oeiras/PI e cidades vizinhas, idealizadas pela FUNDED (Fundação Dom Edilberto Dinkelborg), coordenada pelo Padre João de Deus, estão fazendo uso da Rádio FM Educativa Cristo Rei, através o programa "Pedagogia da Alternância em Movimento". O programa tem como objetivo ministrar as aulas de maneira remota, de forma que fosse possível chegar a toda comunidade estudantil, um conhecimento contextualizado, fundamentado e mais abrangente com relação aos conteúdos enviados e mencionados nos Planos de Ações elaborados por cada escola, uma vez que grande parte desse alunado reside na zona rural e não possui acesso à internet.

Segundo a gestora, Célia Maria da Silva Sousa, o Programa surgiu diante do cenário que a educação no Brasil vem enfrentando a pandemia da COVID 19, ao qual expôs todos os segmentos educacionais (Federal, Estadual e Municipal) a grandes desafios, fazendo com que todos aqueles profissionais que fazem educação vissem diante aos seus olhos o sistema de aulas presenciais ser interrompido, impedindo o contato humano, afetuoso, assíduo e mais próximo para que pudesse levar os conhecimentos aos seus alunos, e abrir espaço para um novo modelo de ensino-aprendizagem, as aulas remotas.

Nesse sentido os profissionais da Educação se viram mergulhadas num novo processo ao terem que se reinventar, buscando diversificadas estratégias para promover a formação educacional dos alunos, com o intuito de que o ensino-aprendizagem se concretize de forma eficiente e satisfatória.

Ao passo que as instituições usam as redes sociais como uma ferramenta para o contato diário com os estudantes, e como meio de envio de materiais para estudos, tanto da Base Comum, como da Base Técnica, além de auxiliá-los em evidentes dúvidas, como também aguardam a devolutiva dessas atividades, estas sentiram a necessidade de ampliar ainda mais o contato remoto.

Vale ressaltar que tais alunos em que a internet não chega à sua comunidade são comtemplados com materiais impressos, disponibilizados pelas escolas.

De acordo com informações da coordenadora, Maria Natividade Lopes da Rocha, vem sendo realizada  uma programação especial  com uma boa  aceitação e participação dos  alunos e  pais e, até mesmo, pelos demais ouvintes que sintonizam à rádio.

"Percebeu-se que a iniciativa foi de grande valia nesse processo e momento em que há a necessidade de viver o distanciamento social. No que se refere aos horários, o programa acontece em três dias da semana: todas as quartas-feiras (08h00 às 10h00) e todas as quintas-feiras e sextas-feiras, no mesmo horário (16h00 às 17:30). Cada dia da semana as aulas ministradas no programa ficam sob a responsabilidade de uma das EFADEs, em que analisa as maiores dificuldades tidas pelos estudantes para que sejam sanadas durante a programação", informou a coordenadora, Maria da Natividade.