FGV discute futuro da educação profissional






Com o objetivo de discutir os caminhos possíveis para o fortalecimento da Educação Profissional, mais um episódio da série de webinários ?Desafios da educação básica em tempos de pandemia?, promovida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), aconteceu na manhã desta quinta, 6 de agosto. O debate ?O Futuro da Educação Profissional? foi transmitido ao vivo pelo canal da FGV no Youtube.


Participaram do evento os secretários de Educação do Piauí e do Rio Grande do Norte, Ellen Gera e Getúlio Marques, respectivamente; o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o reitor do IFRJ, Rafael Almada, e o educador e especialista em Educação Profissional, Francisco Cordão. A moderação foi feita pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Aléssio Trindade.


Para o educador e especialista em Educação Profissional, Francisco Cordão, o momento exige que o processo educativo de construção de saberes e práticas seja revisto. "Estamos carentes de políticas mais claras de como a Educação Profissional será vista nesse governo, é um momento delicado e precisamos tratá-lo como tal", afirma.





Em sua fala, o secretário Ellen destacou que o Piauí ofertou Educação Profissional em 214 dos 224 municípios do estado, como o Piauí vem avançando nas matriculas do Ensino Médio com a Educação Profissional e sobre os desafios pós-pandemia, como a reorganização dos currículos. "Vamos resgatar os estudantes que, por algum motivo, não estão assistindo aulas remotas e definir estratégias para concludentes do Ensino Médio, lembrando que as habilidades tecnológicas são requisitos para quaisquer profissionais, a familiaridade com diversos tipos de softwares é necessária não só para o mercado de trabalho do futuro, como para o atual", comenta.



Aléssio Trindade parabenizou o secretário pelo trabalho desenvolvido e o proposto, enfatizando sua fala. "Estamos carentes de uma política nacional, enquanto isso o estado do Piauí continua avançando com o perfil empreendedor", disse o mediador do encontro.



A atividade foi realizada pelo FGV DGPE, FGV Ensino Médio e a FGV In Company, com parceria do Consed e Itaú Social.