Escolas participam de Olimpíada Nacional de Ciências




Os alunos do Ceti Inês Rocha já estão com as inscrições garantidas para participar da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020. Participam do evento os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e, também, estudantes da 4ª série do Ensino Técnico que não tenham ingressado em curso superior, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos.


De acordo com o professor de física do Ceti, Francisco Fontenele, as inscrições dos estudantes para a primeira fase foram feitas diretamente com o representante credenciado do estabelecimento de ensino, que inseriu  o nome dos seus alunos. Cada escola pode ter até oito colaboradores cadastrados no sistema, além do representante da escola. Esses colaboradores podem ser professores ou funcionários da unidade escolar.

A Olimpíada Nacional de Ciências engloba a proposta de envolver diversos ramos da Ciência, mesclando as disciplinas das áreas de humanas, exatas e da área biológica.

De acordo com Fontenele, para a escola a participação de seus alunos, em qualquer que seja o evento, é de suma importância, pois sempre proporciona uma busca por aprendizado. "Nesse momento tão difícil de isolamento social, essa é mais uma possibilidade de manter a comunhão entre alunos e professores, e de os estudantes buscarem o conhecimento, não só através dos conteúdos tradicionais, mas também por meio de uma prática que pode estimulá-los à pesquisa e à escrita", afirmou o professor.

A Olimpíada Nacional de Ciências será dividida em duas fases: a primeira será on-line (provas efetuadas por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets ou smartphones), de 6 a 8 de agosto; e a segunda fase ocorrerá em locais do estado (subcoordenações) definidos por cada coordenação estadual, em 12 de setembro.

As provas em formato eletrônico serão disponibilizadas no site da ONC ( https://onciencias.org ) e no aplicativo que será disponibilizado para download nas lojas de aplicativos para dispositivos com sistema operacional Android e IOS que compõem os smartphones. As provas da primeira fase envolverão questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A cerimônia de premiação está prevista para o dia 29 de outubro, em Brasília (DF). Mais informações podem ser conferidas no site https://onciencias.org.