Piauí faz adesão ao Programa Novos Caminhos

Oferecido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro e pela Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, o programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), viabilizou a abertura de 1.960 vagas de ensino profissional a distância. Ao todo, serão 34 cursos totalmente gratuitos e que podem ser realizados por profissionais de todo o Brasil. O Piauí aderiu ao programa e está em fase de implementação.
 
O Programa Novos Caminhos priorizou a oferta de cursos de qualificação profissional a distância. A iniciativa é uma parceria do MEC com instituições, que torna o acesso à aprendizagem mais democrático e é uma alternativa para o período de isolamento social.
 
De acordo com a Coordenadora do Pronatec no Piauí, Adriana Moura, a Seduc fez a adesão ao programa do MEC e inicialmente serão 200 vagas ofertadas. "Estamos com a perspectiva de usar o nosso Canal Educação, dando total suporte para a funcionalidade do programa, que terá 200 vagas inicialmente e que serão distribuídas pelos Polos da UAPI. Será uma oportunidade também de qualificação para os professores da Rede Estadual, aprimorando nossa rede de educação profissional com conhecimento aprofundado, com um grupo do Espírito Santo, sobre a proposta nacional". A coordenadora lembra que em outra oportunidade serão disponibilizadas mais vagas para o Piauí.
 
O PNC abre novas oportunidades e novos cursos com foco nas demandas do mercado e nas profissões do futuro. O objetivo da iniciativa, é potencializar a educação profissional e tecnológica com incremento de 80% nas matrículas ? subindo de 1,9 milhão para 3,4 milhões ? até 2023.