Professores contam com apoio emocional em tempos de pandemia

A Secretaria de Estado da Educação realizou uma série de ações voltadas aos professores, com o objetivo de dar suporte profissional e emocional aos mesmos, nesse período de atividades remotas e adaptação às novas atividades em tempos de pandemia.

Psicóloga da Seduc, Carolina Martins explica que por meio da Unidade de Gestão e Inspeção, a Secretaria disponibilizou equipes de profissionais  que realizaram  ações voltadas ao fortalecimento da saúde mental de professores e demais trabalhadores da educação, quando solicitadas pela escola.

Foram disponibilizadas orientações de desenvolvimento de multiplicadores para gerar suporte às condições dos profissionais da educação e gestores educacionais. Foram feitos Grupos Focais para acompanhamento, escuta qualificada e encaminhamentos quando verificada a necessidade.

Outra ação foi o lançamento do Programa Estudar Pode ser Leve, que destinou o quadro: Desatando Nós na Educação, como momento voltado aos professores, com espaços de diálogo sobre bem-estar e qualidade de vida frente à pandemia e estratégias de autocuidado que os auxiliem nesse período de adaptação. "O espaço é destinado aos professores, técnicos das gerências regionais e gestores escolares, onde são ministradas semanalmente oficinas objetivando a inserção e desenvolvimento das metodologias ativas nas ações pedagógicas em sala de aula e ferramentas para suporte nas atividades das lideranças educativas", disse a psicóloga.

O espaço é destinado aos professores, técnicos das gerências regionais e gestores escolares, onde são ministradas semanalmente oficinas objetivando a inserção e desenvolvimento das metodologias ativas nas ações pedagógicas em sala de aula e ferramentas para suporte nas atividades das lideranças educativas.

De forma online, foram realizada ainda rodas de conversa mediadas por profissionais membros do Comitê executivo (Psicólogas e Professora/Coach) da Comissão.

Recesso Escolar

Com o objetivo de promover o descanso e uma pausa das atividades, a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu um recesso escolar entre os dias 13 de julho 04 de agosto. A ação permite o descanso físico e mental dos professores nesse período de adaptação e novas atividades realizadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Apoio profissional

Em tempos de adaptação e novas atividades a serem desenvolvidas, a Seduc esteve ao lado dos professores com a oferta de formações pedagógicas.

Criado pela Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE), na plataforma YouTube, o canal de vídeos Formação no Chão da Escola é uma nova ferramenta utilizada para dar suporte aos professores e demais profissionais da educação. No contexto da pandemia, a plataforma foi utilizada para ampliação do conteúdo a ser dado em sala de aula de forma simples, promovendo formação continuada remota dos atores educacionais nos mais diversos segmentos, além de trazer vídeos educativos com variados temas.

Com o objetivo de fortalecer as habilidades e competências, foram realizadas semanalmente, ao longo de todo esse período de aulas remotas, oficinas com formações destinadas aos professores, transmitidas pelo Canal Educação. As atividades foram realizadas por meio do Programa Mais Educação. As formações buscam, por meio da estratégia de multiplicação e homologia de processos, replicar o trabalho referenciado de professores das regionais de educação para os demais profissionais da rede por meio da Mediação Tecnológica.

As oficinas acontecem toda semana, via mediação tecnológica, com transmissão ao vivo, e na sequência os professores têm acesso a todo o material trabalhado pelos formadores no site do Canal Educação. São sessões de 1 hora, com orientações de estratégias pedagógicas aos professores como: homologia de processos, sala de aula invertida, metodologias ativas, estratégias para aulas remotas e avaliação. Já foram 3 sessões ao vivo e até a última segunda, cerca de 1.700 professores estavam ao vivo durante as três sessões, com mais de 18 mil visualizações.