Conselho Estadual de Educação empossa presidente e vice



O Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE/PI) empossou nesta quinta-feira (16), sua nova presidente, a conselheira Maria Margareth Rodrigues dos Santos e a vice-presidente, conselheira Viviane Fernandes Faria. A solenidade de posse aconteceu às 14:30, por meio da sala virtual do CEE/PI. 

O atual presidente do CEE, professor Francisco Soares Santos Filho, destaca os últimos avanços do Conselho e as ações promovidas durante a pandemia.

"Conseguimos ampliar o estímulo para autonomia de novos Conselhos Municipais de Educação, saindo de 104 para 115 municípios durante a gestão atual. Regularizamos 48 cursos da UESPI; emitimos 115 portarias de comissões verificadoras entre cursos da Educação Superior e Cursos da Educação Profissional; realizamos oitivas (Audiência Pública) da comunidade para implementação do Currículo do Piauí do Ensino Médio; acolhemos equipes de Conselhos Municipais para reconhecimento das rotinas do CEE; regularizamos em tempo recorde as atividades de educação remota para o Período de Pandemia da COVID-19; fomos um dos primeiros conselhos do país a regularizar a norma do Calendário Escolar adequando as atividades remotas. Foram 10 meses de muita intensidade de trabalho", relata o atual presidente.

As novas gestoras foram eleitas em sessão plenária do CEE realizada no dia 09 de julho e assumem mandato para o biênio 2020/2022. 

Na oportunidade o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera agradeceu a todos que fazem a educação do Piauí e falou do momento excepcional que a educação está passando. "Vocês assumem o Conselho Estadual  de Educação nesse momento de expectativa de resoluções sobre o protocolo de retomada das aulas presenciais. Vamos trabalhar juntos nessa retomada, na medida e tempo certo, seguindo o rigor da área da saúde. Na Seduc estamos com o comitê interno preparando uma minuta para levarmos ao Conselho e em seguida abrir um diálogo com a comunidade estudantil para que lá na frente tenhamos um documento que seja reconhecido por todos que fazem a educação do Estado", relata o secretário. 

O secretário Ellen falou ainda da satisfação de compartilhar da posse do Conselho de Educação. "Em busca dos nossos objetivos estratégicos dos anos 2020, 2021 e 2022 as expectativas são muito altas em relação aos resultados educacionais do nosso estado. Temos agora uma ação muito forte que está sendo direcionada pelo nosso Governador,  em combate ao analfabetismo de jovens e adultos. Também estamos trabalhando com um programa que será em parceria com os municípios em relação ao analfabetismo na idade certa. Vamos trabalhar olhando para os jovens e adultos no combate ao analfabetismo como também olhando para o analfabetismo na idade certa, na busca da escolaridade do cidadão piauiense com oportunidade na educação profissional", declara. 

O secretário falou também da parceria com os professores e Gestores escolares. "Estamos na busca do combate ao abandono, evasão e a cultura da reprovação, buscando a ampliação da proficiência de nossos estudantes para que possamos corrigir a distorção idade-série. Estamos reduzindo ano a ano, os indicadores mostram que estamos no caminho certo, mas precisamos acelerar as nossas ações para que consigamos entregar uma educação cada vez melhor para o cidadão Piauiense", finalizou Ellen Gera. 

Para a nova presidente do Conselho de Educação, Maria Margareth, exercer a função de presidente será um grande desafio. "Me sinto honrada com este voto de confiança dos conselheiros. Estou feliz porque a luta para chegar até a Presidência foi um caminho extenso e nosso objetivo é esse, buscar uma educação de qualidade", ressaltou a nova presidente.

A presidente eleita é licenciada em Pedagogia pela UFPI, especialista em Administração Educacional (UECE) e em Psicopedagogia (FSA). Tem no currículo experiências como professora de Ensino Fundamental; diretora e coordenadora de Educação Infanti l e Ensino Fundamental; chefe da divisão de coordenação de Educação de Jovens e Adulto da SEDUC/PI; assessora de planejamento da UESPI; assessora técnica pedagógica e diretora do Departamento de Educação Especial da SEDUC/PI; membro de CEE/PI (2000/2003); coordenadora pedagógica do Colégio Diocesano; membro do CONEDE/PI(2003/2005); assessora técnica da Secretaria do Trabalho; assessora técnica da FUNDESPI , professora da Faculdade Santo Agostinho, membro do Conselho da Associação Reabilitar; diretora acadêmica do Colégio São Francisco de Sales (o Diocesano); e atual conselheira do CEE.