Escolas alcançam gestão de excelência em indicadores do FNDE

As escolas da rede pública de ensino alcançaram a marca Muito Alto, isto é, de 9 pontos ou mais, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola Básico (PDDE). As notas divulgadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesta quinta-feira (16), reconhecem a excelência no trabalho desenvolvido pelas escolas na gestão de recursos no ano de 2019.

Os centros estaduais de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa e Dr. Fontes Ibiapina, localizados em Teresina; Mário Martins, em Picos; Maria Antonieta, no município de Valença do Piauí, foram as escolas que obtiveram o índice Muito Alto no IdeGES-PDDE.

O instrumento mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do Programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão.

A diretora do Ceti João Henrique, Djanira Alencar, ressaltou como a comunidade escolar recebeu o reconhecimento do trabalho pedagógico desenvolvido na escola.

"Este elogio é gratificante pois demonstra que estamos sabendo utilizar com eficiência o recurso destinado à escola. Todas as ações são compartilhadas junto ao Conselho Escolar, são analisadas as prioridades para infraestrutura, mas o importante é fazer com que não falte nada na aula do professor, ou seja, todo o recurso necessário para a uma aula de qualidade é investido do PDDE e a nossa maior preocupação é com a gestão pedagógica", disse a diretora.

Os recursos do PDDE são utilizados para a gestão adquirir bens e contratar serviços que contribuam para o funcionamento e melhoria da Infraestrutura física, bem como para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas.

A gestora do Ceti Mário Martins, Irai Silva de Moura, também comemorou o resultado conquistado pela escola junto ao FNDE. "Estou muito feliz com esse reconhecimento, temos muito cuidado e responsabilidade com a aplicação desse recurso sempre buscando potencializar nossa escola com ações que qualifiquem o processo de ensino-aprendizagem. É sempre bom ser avaliado, assim sabemos se estamos na direção certa. O reconhecimento do trabalho com qualidade e responsabilidade nos impulsiona a trabalhar com mais garra e determinação", declarou.

Para Elisângela Melo, diretora do Ceti Maria Antonieta, a sensação ao receber a informação é de dever cumprido e impulsionará a melhorar o trabalho da escola.

"Fiquei muito orgulhosa, pois o esforço é grande para se alcançar uma gestão de sucesso e com o reconhecimento, principalmente quando esse vem por meio da nossa comunidade é ainda mais gratificante por que esta acha justo e necessário e está sempre cobrando pelo nosso melhor, então aí está o resultado. Sabemos que este é apenas um degrau conquistado, queremos muito mais pela nossa Escola e pela educação que ofertamos, mas a satisfação deste reconhecimento me deixou sem palavras", disse a gestora.

Prestação de contas das escolas

Em 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu na implantação do cargo de Coordenador Financeiro nas escolas da rede pública estadual com a contratação de técnicos em Contabilidade nível médio e com formação superior em Administração, Contabilidade e Economia.

À frente da Gerência de Prestação de Conta, Samara Carvalho Sampaio, ressaltou como o trabalho dos Técnicos Financeiros têm contribuído para a correta execução dos recursos inerentes a cada programa.

"Os técnicos receberam formações sobre as legislações pertinentes às prestações de contas dos Conselhos Escolares, programas como o PDDE e suas ações agregadas, bem como formaram grupos de trabalho para discutir e aprimorar as técnicas que viabilizassem as prestações de contas. Eles têm feito um trabalho com zelo, primando pela correta prestação de contas dos Conselhos Escolares para que os mesmos cumpram os prazos e com isso fiquem adimplentes, que é a condição para o recebimento de novos recursos", afirmou.

Samara explica que os técnicos financeiros estão distribuídos na maioria dos municípios do Piauí ou nas Gerências Regionais de Educação (GRE), nas quais não foi possível contemplar escolas, e estão em constante aperfeiçoamento.

"Há sempre formações junto à plataforma educacional do FNDE bem como as formações proporcionadas pela Seduc de orientações e acompanhamento da legislação. Eles auxiliam a gestão escolar no correto uso dos recursos, na transparência, certificação da habilitação dos fornecedores, cuidam da parte fiscal e tributária dos Conselhos Escolares, e agora estão se aperfeiçoando no Sistema de Informações-SEI para que as prestações de conta cheguem ainda mais rápido nos sistemas de recepção", finalizou.