Sasc e Seduc discutem racismo e políticas de Estado

A discussão em torno do "Racismo Estrutural na Sociedade Brasileira" foi o tema da videoconferência propostas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos, em parceria com Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta terça-feira, 14 de julho.

Na reunião técnica, as discussões envolveram assuntos ligados ao público como o racismo na sociedade atual e o enfrentamento às práticas discriminatórias e foi destinada aos técnicos de CRAS, CREAS, Gerências Regionais de Educação e demais Profissionais interessados na temática.

O evento contou com a participação da vice-governadora, Regina Sousa, e  a mediação de Janaína Mapurunga, Superintendente de Direitos Humanos da Sasc.

"Esta conferência faz parte de uma sequência de atividades discutindo diversas temáticas e trazendo convidados para discutir de uma forma mais histórica e teórica as ações que envolvem os direitos humanos nas políticas de estado", afirmou.

Na fala inicial, Regina Sousa destacou a importância para a criação de um diálogo permanente sobre o racismo e incluir a educação neste processo.

"Um dos caminhos para enfrentarmos o racismo é a educação. O sistema educacional deve incorporar o tema como conteúdo nos seus planos para a criança desde cedo aprender sobre igualdade. É preciso que este conteúdo seja trabalhado na formação de professores como também a população precisa estar incluída neste processo de aprendizagem, entender de forma simples o que é o racismo e então ampliar o diálogo na sociedade", disse a vice-governadora.

O Superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, pontuou como a Seduc insere este debate nas ações da Secretaria.

"Temos procurado trabalhar na Seduc políticas voltadas contra atitudes racistas, homofóbicas e outras, desde as ações na política de Chão da Escola, que é a formação dos nossos gestores escolares e dos nossos professores, até chegar nos nossos alunos. Até chegar no Chão da Escola temos um caminho no qual é preciso conscientizar a população estudantil para que possamos vencer este desafio apresentado na sociedade e enraizado há muito tempo. A Seduc está aberta à discussão para aplicar as politicas necessárias a combater quaisquer injustiça na sociedade piauiense", declarou Carlos Alberto.

Os debatedores da videoconferência foram Sônia Terra, do Instituto Ayabás; Assunção Aguiar, da Igualdade Racial (Sasc); Carlos Alberto Pereira, Superintendente de Educação Básica (Seduc); e Claudio Rodrigues de Melo, Técnico na Gerência de Inclusão e Diversidade (Seduc).