Oficina Mais Aprendizagem aborda fortalecimento de vínculo



Na última segunda feira, 13 de julho, aconteceu mais uma formação do Mais Aprendizagem. Nesta edição, o professor Luis Carlos Batista Rodrigues ministrou a oficina com o tema "A importância do fortalecimento do vínculo professor-alunos no ensino remoto".


As formações têm o objetivo de fortalecer as habilidades e competências dos alunos da rede pública estadual de ensino, por meio de oficinas com formações destinadas aos professores. As formações são transmitidas pelo Canal Educação, às segundas-feiras, no horário das 16 horas. 


De acordo com Celene Lima, formadora de Matemática no Mais Aprendizagem, a intenção é refletir junto com os professores sobre a qualidade do vínculo que ele mantém com os alunos através do ensino remoto. "Abordamos qual a importância desse vínculo para a aprendizagem do aluno. A oficina busca, por meio da estratégia de multiplicação e homologia de processos, replicar o trabalho referenciado de professores das regionais de educação para os demais profissionais da rede por meio da Mediação Tecnológica", afirma a formadora de matemática.


Na oportunidade, o professor Luiz Carlos levou aos profissionais da educação uma citação  de Ferreira Gullar: "Caminhos não há, mas os pés na grama os inventarão". Das reflexões, o professor fez vários questionamentos. "A ideia foi fazer com que os professores pensassem nas atividades que eles estão levando aos nossos alunos, quais as inovações e estratégias que eles estão utilizando", afirmou a formadora de matemática. 

Cilene falou ainda que para os próximos passos a ideia é trabalhar o fortalecimento do planejamento. "Queremos abordar como o professor faz o planejamento, como ele pensa o planejamento a partir de quais objetivos. Temos feito um trabalho de muito estudo com o apoio da equipe da Nova Escola, que está conosco fortalecendo nossas oficinas", finaliza.