Escola garante 100% de presença nas aulas remotas




Professores, diretores, funcionários e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) estão empenhados e somando esforços para que todos os alunos da rede estadual de ensino sejam alcançados através de aulas remotas. Alguns estudantes que não possuem celulares ou que residem em bairros distantes ou sítios e não podem vir à escola buscar as atividades impressas, recebem as atividades em suas casas.


Exemplo, a Unidade Escolar Antonio de Almendra Freitas, localizada no Parque Jurema em Teresina,  tem garantido 100% da presença dos alunos nas aulas remotas.

"Nossa rede de ensino sugeriu algumas metodologias que poderiam ser aplicadas no ensino remoto. Nossa escola optou pelo acompanhamento via Whatsapp e o caderno impresso para todos os alunos. Esta escolha nos foi feita devido à realidade de nossa comunidade quanto ao alcance da internet. Os professores ficam disponíveis no hhoráriode aaul, abordando os conteúdos registrados nos planos de ação validados pela SEDUC/CNE" declara a diretora, Hisabel Pereira. 


Para garantir 100% da presença das aulas on-line a ddiretoria explica que são enviadas apostilas para alunos que moram no iinterio. "Enviamos o caderno impresso por um responsável e fazemos visitas toda semana aos alunos que se distanciam. Ações diárias são as redes sociais, ligações para os responsáveis, informes no Mobieduca.me, chamada para os responsáveis caminharem juntos com a escola em prol de uma educação acolhedora", afirma Hisabel.

Outra alternativa adotada pela escola, foi o delivery de atividades em casa, que é uma busca ativa e diária do aluno para entrega de material. "Lançamos também o adote um aluno, onde cada professor faz um acompanhamento mais próximo com o estudante. Atendemos 415 alunos nos 3 turnos, manhã, tarde e noite. Criar vínculo e abraçar através da empatia é primordial" ressalta contente pelos resultados a diretora. 


Também ainda dentro das ações desenvolvidas nesse período  de pandemia, a escola realiza o projeto "Se aquieta e lê" que tem o objetivo de incentivar a leitura diária em parceria com a SECULT. 

"Tentamos conscientizar que a educação se faz importante mesmo em tempos de pandemia e tranquilizar de que tudo vai passar" finaliza.