Alunos realizam projeto em homenagem 110 anos de Piripiri




O Ceti Arimatheia Tito, localizado no município de Piripiri está realizando o projeto "Piripiri 110 anos: Conhecendo seu passado, desenhamos seu futuro". Idealizado e coordenado pelo professor de história Raimundo Pereira Filho, a ação tem por objetivo promover o contato com diferentes práticas científicas e técnicas investigativas que abordam e contribuem na produção do conhecimento histórico. 


De acordo com a diretora da unidade, Danielly Silva, o projeto começou a ser desenvolvido no dia 01 de julho com previsão de término no mês de setembro.  "Os professores estão ministrando aulas usando material sobre Piripiri para dar suporte  aos trabalhos que estão  sendo realizados pelos alunos em suas casas. A pesquisa sobre o passado, sobretudo do lugar em que vivemos, constitui prática relevante para o aprendizado e entendimento das estruturas que compõem esse lugar. O momento atual que estamos inseridos torna esse projeto mais desafiador, porém possível de execução com a dedicação e esforço de todos, visto que esse ano a cidade de Piripiri completou 110 anos da sua emancipação política, e o Centro de Ensino de Tempo Integral Desembargador José de Arimathea Tito chega a meio século da sua criação", fala com empolgação a diretora. 


Danielly falou que estão sendo disponibilizados textos, imagens, mapas e vídeos por meio da plataforma Google Classroom, além dos momentos de interação através da ferramenta Zoom meet. "O projeto foi dividido em etapas e, a cada etapa, será solicitado aos alunos, com a autorização das famílias, registros visuais e escritos", afirma a diretora. 


Na primeira etapa, foi apresentada para os estudantes  a proposta da atividade e delimitação do problema. Já na segunda etapa será o primeiro contato com os materiais e desenvolvimento da pesquisa e,  por fim, para a terceira etapa está prevista a "Mostra expositiva: Piripiri 110 anos: Conhecendo seu passado, desenhamos seu futuro".


"A exposição histórica tem como objetivo reunir, por meio virtual, os alunos participantes do projeto para apresentar os resultados do trabalho à comunidade escolar, exibindo o material coletado e as fotos que registraram os momentos do trabalho. Na mostra, a intenção é que os alunos sejam os protagonistas e possam apresentar suas produções, destacando a importância desses conhecimentos adquiridos e o domínio sobre a sua própria história e a história da sua cidade" acrescenta a diretora. 

Danielly falou que ao final do projeto a expectativa é que os alunos possam compreender que o trabalho do pesquisador é um processo sistemático, composto de etapas que têm início na pesquisa primária até a pesquisa de campo e entrevistas, e que o trabalho de pesquisa pressupõe o diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia, história, ciências exatas, etc. A mostra será feita por meio de plataforma online, com horários diferenciados para cada turma, em data ainda não foi definida com a equipe.