Seduc e Undime discutem Regime de Colaboração em reunião

Na manhã desta sexta, 03, a Seduc e Undime participaram de uma reunião on-line que tratou do regime de colaboração estado e município para fortalecer a aprendizagem. O encontro aconteceu via Cisco webex, de 9h às 10h40min.

Participaram da reunião o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; a Presidente da Undime, Erica Graziela; diretores e técnicos da Seduc e dirigentes municipais de educação de todo o estado. O link dessa reunião foi enviado para todos os convidados por whatsapp, bem como por e-mail, quando não foi possível conexão via whatsapp.

A abertura e acolhida foi feita pela presidente da UNDIME, Érica Graziela, dirigente municipal de Domingos Mourão, que falou da importância desse encontro. "Essa parceria é muito importante para todos nós, pois o Regime de Colaboração, com projetos e programas, seja na infraestrutura, garantia de acesso e permanência, transporte, formação de professores, dentre outros, é extremamente necessário. O Piauí precisa de um regime que busque esse fortalecimento da aprendizagem dos nossos alunos. A UNDIME acredita que a cooperação entre estado e municípios é um caminho promissor para melhorar os indicadores  da educação", disse a presidente.

No segundo momento, a diretora da Mediação Tecnologica da Seduc, Viviane Carvalhedo, apresentou em slides o regime de colaboração estado e município para fortalecer a aprendizagem, tema do encontro. "Apresentamos as ações e estratégias que estão sendo desenvolvidas no âmbito da seduc, que irão fortalecer o regime de colaboração entre o estado e municípios piauienses, e o que já estamos fazendo", disse Viviane. A diretora disse ainda que dentro da plataforma do Canal Educação estão sendo desenvolvidas novas funcionalidades e abas, uma delas é destinada a repositórios de experiências com 21 subpastas com todas as gerências regionais onde os municípios jurisdicionados poderão fazer o uppload das experiências exitosas, tanto durante a pandemia, como pós pandemia, aba para o Mais Aprendizagem com link de materiais de acesso, para que professores de todo o estado possam fazer formação.

Dando continuidade, o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, encerrou as falas explanando o percurso do regime de colaboração. "Todos sabemos que a educação não pode parar, por isso sempre buscamos métodos e metodologias para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho. O regime de colaboração estado e município para fortalecer a aprendizagem e o desempenho dos nossos estudantes é prova disso, e entre as ações já utilizadas, colocamos à disposição a Formação do Currículo do Piauí, que  já está em andamento com adesão de 186 municípios para o Ensino Fundamental, Proerd, o Mais Aprendizagem e Saepi, a oferta das aulas remotas do Canal Educação, com aulas ao vivo e depois disponibilizadas pelo próprio Canal, além da utilização do Canal para formação de professores à disposição da UNDIME e municípios, para o desenvolvimento da educação, em parceria com todos os municípios", disse.