Escola de Bomfim do Piauí realiza Quermesse Cultural

Com a pandemia de coronavírus, muitas festas, como a de São João, ganharam uma cara nova. Para não perder a tradição junina, as escolas da rede estadual tiveram a ideia de fazer o arraial pela internet com direito a quadrilha.

No Centro Educacional Gasparino Ferreira, localizado no município de Bonfim do Piauí, a unidade está preparando a  Quermesse Cultura, evento que vai se estender durante todo o mês de julho.

De acordo com o diretor da escola, Fabio Alves Pindaíba, a Quermesse Cultural tem o objetivo de estimular a convivência social, mesmo virtual, a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e do correspondente liberdade de expressão de cada um dos seus seguimentos.  "Vamos promover de modo virtual a integração entre alunos, professores, equipe gestora e demais funcionários, com a participação de pais e toda a comunidade. Queremos despertar o lado artístico-cultural dos participantes, exercendo o espírito de liderança e motivação, valorizando sobretudo  o sentimento de afeição pela cultura e tradições, ampliando horizontes da prática da cidadania", declara o diretor.

Na programação da quermesse cultural os organizadores montaram um regulamento onde o evento será dividido em cinco tarefas/provas.  "As atividades serão realizadas nas residências dos participantes, devendo seguir todas as recomendações de segurança e distanciamento adotadas por a OMS. As tarefas/provas  devem ser gravadas com através do celular, na orientação horizontal e com alta definição. Todo material produzido deve ser entregue através da rede social whatsapp até dia 20 de julho. O material enviado até a data marcada será julgado por 3 membros de um júri e votação popular através rede social" afirma animado o diretor.

O evento será executado ao longo do mês de julho, com entrega das provas até dia 20, com culminância no dia 31 de julho. As provas serão postadas e ficarão disponíveis para votação popular durante dez dias no instagram e/ou YouTube.

As equipes serão avaliadas nas seguintes modalidades; Forró (dançar forró tradicional junino com trajes típicos); Poesia regional, poesia autoral voltada para regionalidade; Releitura do livro ’Chegada de lampião no céu’ e um documentário da vida e rotinas dos jovens na quarentena.

Os membros do júri serão formados por pessoas que não compõem o quadro de funcionários da escola. Os membros só serão conhecidos no dia do evento. "A equipe vencedora ganhará como prêmio uma quantia em dinheiro. Os vencedores das provas individuais ganharão brindes", finaliza Fábio Alves.