INEP divulga médias do ENEM 2019 das escolas públicas

Foi divulgada na sexta-feira, 26, a média final de desempenho por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano 2019. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), compilados pela plataforma educacional Evolucional.

Da rede pública estadual do Piauí, 410 escolas entraram na classificação do Inep. As três primeiras maiores notas foram do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, com 620.44; do CETI Professor Raldir Cavalcante Bastos, com 575.31, ambas de Teresina; e do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior, com 566.93 pontos. O escore inclui todas as provas, inclusive a de redação.

Dejanira Alencar, diretor do CETI João Henrique, observa que o desempenho é resultado do esforço dos profissionais que fazem a escola e especialmente do empenho dos estudantes. "Existe toda uma dedicação do nosso aluno para com o Enem, responsabilidade e compromisso para o trabalho desenvolvido na escola. Eles verdadeiramente abraçam o trabalho e vão se desenvolvendo de acordo com a orientação que é dada para eles na escola", diz.

Irai Moura, diretora do CETI Mario Martins, comemora o primeiro lugar dentre as escolas estaduais do município de Picos e o 18º lugar do estado, com 523 pontos.

"Externo a felicidade que estamos vivendo, como equipe administrativa e pedagógica da escola, com o resultado da média do Enem em 2019. Mesmo vivendo um período de pandemia que nos deixa desanimados, nossa escola hoje está em festa pelo resultado. É um privilégio ver nossa juventude representar o futuro de uma forma tão bonita por meio da educação", relata a diretora.

A gestora reforça a importância da mudança ocorrida na escola que alavancou a qualidade do ensino. "Nos tornamos tempo integral em 2017 e evoluímos muito nos últimos quatro anos. Por meio das avaliações externas percebemos o quanto nossa escola avançou. Estamos trilhando o caminho certo, devemos isso aos alunos e a equipe competente e comprometida com o futuro de nossa juventude e uma parceria com as famílias e comunidade", finaliza Irai Moura.

O levantamento analisa apenas os dados dos alunos que cursaram o 3º ano do Ensino Médio em 2019 e não tiraram nota zero em nenhuma prova objetiva. Depois, a média das escolas foi consolidada considerando as instituições de ensino que tiveram pelo menos 10 alunos participantes. Alunos de educação especial e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não foram considerados.

A sinopse estatística do Enem 2019

A sinopse estatística do Enem 2019 apresenta tabelas com informações organizadas sobre número e perfil dos inscritos, inclusive com distinção para egressos, concluintes e cursistas. Também estão disponíveis dados sobre fatores de contexto, apurados pelo questionário respondido no ato da inscrição, além do desempenho em cada área do conhecimento. Os microdados contém o menor nível de desagregação dos dados, com informações gerais sobre a realização das provas, a caracterização do participante, a escola que declarou ter frequentado e as notas das provas objetivas e de redação. Entre os materiais de apoio para acesso dos usuários, há um dicionário que contém algumas variáveis contidas nas bases de dados.

Os dados compilados pela plataforma educacional Evolucional são os mesmos critérios utilizados pelo Inep até 2016, ano em que a instituição parou de elaborar esses levantamentos para evitar "rótulos" e competição entre as escolas.