SEDUC, UNDIME e SEBRAE firmam parceria

 
Aconteceu, última quinta-feira (25), uma reunião entre Secretaria de Estado da Educação, UNDIME e SEBRAE para tratar de parcerias e uma proposta de formação para os professores do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.



O objetivo da parceria é disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.

Para a gerente de Ensino Fundamental da SEDUC, Marilia Aragão, a educação empreendedora contribui para o desenvolvimento das 10 competências gerais previstas no Currículo do Piauí /BNCC, como o Conhecimento, Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania; Pensamento criativo, crítico e científico; Repertório cultural; Comunicação, Cultura digitais entre outros.  

Durante a reunião foi discutida a proposta de um curso destinado ao corpo docente de escolas públicas da rede estadual e municipais, por meio de formação e estratégias metodológicas, realizado pelo Sebrae.


O curso tem como foco fundamentação para os estudantes na educação empreendedora, propiciando autonomia perante o conhecimento, tendo seu professor como facilitador do processo em espaços para aprendizagens que favoreçam o protagonismo.

"A parceria traz muitos  benefícios, como propiciar a integração entre os alunos, professores e  comunidade escolar, potencializa e estimula o desenvolvimento local, fortalece o trabalho dos professores e impulsiona os sujeitos para o protagonismo de suas vidas. Inicialmente teremos uma turma piloto com 50 participantes, com 25 participantes da UNDIME e 25 da SEDUC, previsto para iniciar 20 de julho", relata a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem,  Maria Jose Mendes. 

O Curso será realizado com os alunos em 05 encontros, com 02 horas de duração para cada encontro, na modalidade remota, conforme o professor já esteja conduzindo na formação regular.

Para a formação do professor terá 02 horas de fundamentação Teórico-Metodológica e 10 horas de formação para a oficina do 8º e 9º ano, total de 12 horas de curso para aplicação. O professor receberá: Livro do aluno, livro do professor, guia de aplicação na modalidade remota, slides para condução.