Escola de Bom Jesus realiza atividade à saúde do professor

A Unidade Escolar Joaquim Parente, localizada em Bom Jesus, realizou nesta sexta-feira (26), uma atividade por videoconferência em prol da saúde física e mental dos professores da escola. Por meio do Projeto Desatando Nós na Educação, o momento contou com apoio das equipes multiprofissionais da 14ª Gerência Regional de Educação e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A diretora Fabíola Franco relata que a iniciativa partiu da preocupação com o cuidado com a saúde mental do professor em especial.

"Em um momento difícil como esse, em que o professor teve que se reinventar para essas aulas remotas, gerando grande expectativa   e preocupação em atender o aluno da melhor forma possível, saber ele está participando da aula ou não, quais os motivos de não participar, se está compreendendo a aula ou se é necessário buscar outras metodologias. Também o receio da pandemia de alguém da família ou o próprio professor contrair a Covid-19", destaca a diretora.

A professora Bárbara de Albuquerque Pereira elogia a inciativa e conta como a mesma foi positiva para contribuir com a melhoria da saúde mental do profissional de educação.

"A palestra promovida pelo projeto "Desatando nós na educação" foi de grande relevância nesse momento tão difícil, em tempos de pandemia. Em que nós professores tivemos a oportunidade de compartilhar nossas experiências, dificuldades, ansiedades e em uma busca constante de nos desafiarmos diante da situação atual, sentimos o apoio para nos tornarmos ainda mais fortes e confiantes em busca de uma educação forte e de qualidade para nossos alunos", afirma a professora.

A diretora Fabíola Franco acrescenta que a ideia da escola é que fosse realizado um momento com o professor para que eles pudessem expor as dificuldades que os preocupam e angustiam, contando com o apoio de psicólogos e assistentes sociais das equipes multiprofissionais.

"Esperamos dar esse apoio e manter as atividades não presenciais de uma forma menos desgastante para o professor, preservando a sua saúde mental e otimismo para superar o momento assim como encarar o "novo normal" que os espera", conclui a diretora.

O encontro ocorreu pela Plataforma Google Meet e contou com apoio da 14ª Gerência Regional de Educação e da Secretaria de Estado da Educação.