Lançamento da Etapa Estadual do PGE acontece amanhã (24)

A etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020 será lançada por meio de webconferência, na tarde desta quarta (24), com a participação do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e da Presidente da UNDIME, Erica Graziela. As inscrições são exclusivamente on-line e as escolas têm até o dia 30 de agosto para se inscreverem.

"A ideia da webconferência foi para incentivar as inscrições das escolas do estado do Piauí no PGE e contar com a participação também de gerentes, coordenadores e demais professores", afirma Sebastião Gomes Ferreira, gerente de Gestão Escolar, da Secuc-PI. Segundo ele, o Estado sempre participa do prêmio com excelentes trabalhos.

Instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o PGE tem por objetivos estimular as escolas de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais a participarem de um processo de autoavaliação da gestão escolar; valorizar as escolas públicas que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências bem sucedidas; e contribuir, ainda, para divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas.

Nos 3 últimos anos de realização do prêmio, uma escola da região sul do estado e duas da capital foram premiadas na etapa estadual. Em 2013 a Unidade Escolar José Alves Bezerra, localizada no município de Monsenhor Hipólito, na região Sul do Piauí, foi a vencedora. Já em 2015, foi a vez do Ceti Didácio Silva, localizado na zona sudeste de Teresina, e em 2017, a escola vencedora foi a Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, também da capital.

Em 2019 não houve a premiação, mas alguns planos de ações no Brasil foram destacados pelo Prêmio Boas Práticas e Gestão Escolar. Com o plano de ações intitulado "Combate ao Bullying e ao desrespeito", que contém todas as atividades colocadas em prática, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes, foi um dos 7 premiados. O Ceti, localizado no bairro Morada Nova, na zona sul de Teresina, concorreu pela primeira vez com mais 17 planos de todo o país.

A direção do centro percebeu uma redução de 80% nos casos de bullying na escola, com atividades que proporcionassem a integração de toda a comunidade escolar como: festival de paródias, comemoração do dia do abraço e manhãs de convivência com pais e alunos.

Outras duas escolas da rede pública estadual tiveram seus trabalhos selecionados. O Ceti Pequena Rubim concorreu ao prêmio com o plano "Melhoria da leitura e resolução de situações problema no Ensino Fundamental" e o Ceti João Mendes Olímpio de Melo com o plano de ação "Melhoria da leitura e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental".

Novidades

Esse ano, o PGE vai reconhecer práticas de sucesso das escolas para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia. Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país.

Pela primeira vez, o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar. Isso representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

Premiação

Na Primeira Etapa, será feita a seleção de 81 escolas, sendo 3 por Estado, seleção de 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais. Na Segunda Etapa, 5 escolas serão selecionadas, uma por região de Referência Regional pelo Comitê Nacional e a Terceira Etapa, será escolhida a escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional.

A escola "Referência Nacional" será premiada com R$ 30.000,00; as 5 Escolas de "Referência Regional": R$ 10.000,00; e as 27 Escolas de "Referência Estadual" receberão: R$ 5.000,00 cada. Para a escola "Referência Nacional" e as 4 "Referências Regionais" será dado ainda o direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, em 2021 que atendam a 100% do corpo docente e gestores. A equipe escolar de cada uma das 81 escolas selecionadas pelos estados terão direito a 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância, em 2021, da Univesp.

Parcerias

O PGE 2020 conta com a parceria do FNDE, SEB/MEC, Inep, Capes, OEI, UNESCO, UNICEF, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Conselho Britânico, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, UNDIME, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Fundação Santillana, e ainda os novos parceiros - Sebrae, Univesp e Bett Brasil.