Alunos da Escola Família Agrícola fazem composteira

 

Depois de aprender sobre a importância da separação, reciclagem e cuidados que devem ter com o lixo que produzem, os alunos do curso técnico em Agropecuária  da Escola Família Agrícola Serra da Capivara, localizada no município São Lourenço do Piauí, no Território Serra da Capivara, tiveram uma aula remota bem especial sobre o mesmo tema. Os alunos do 3º ano aprenderam a fazer uma composteira que poderão utilizar para reaproveitar e reciclar o lixo orgânico.



Através da disciplina Planejamento Estratégico, Gerencial e Operacional, o monitor Rosal Costa,  ensinou que a composteira doméstica decompõe os alimentos por meio da ação de micro-organismos e, com a ajuda de minhocas, transformam os restos de frutas, legumes e verduras em um rico adubo, tanto líquido, como sólido.



"O monitor explicou que a compostagem é muito simples de fazer e não requer muita habilidade, sendo que pode ser feita pelos próprios alunos. Ele ensinou que, para dar certo, deve ser usado todo tipo de produto orgânico e este ser depositado em um local apropriado, como uma caixa de vidro ou num espaço de terra, no jardim. Podem ser utilizadas cascas de frutas, de ovos, restos de vegetais, legumes, folhas e alimentos. O composto deve ser mexido sempre que for adicionado novos restos de alimentos. A oxigenação auxilia a ação dos micro-organismos e é importante para evitar o mau cheiro", afirmou a diretora da Escola Família Agrícola Serra da Capivara, Sônia Bomfim.


Ainda durante a aula remota, o monitor ensinou que o composto também precisa estar sempre úmido. "O teste simples, de pegar o composto com a mão e apertá-lo, é suficiente para saber se a umidade está boa o suficiente. Para sabermos se está na medida certa, a mão deve ficar úmida, mas não deve escorrer, no máximo podem pingar algumas gotas. Se ainda tiver líquido escorrendo, é preciso adicionar mais terra ou serragem para equilibrar. E se o composto estiver muito seco deve ser adicionado um pouco de água. Fazendo isso teremos um excelente composto e também uma quantidade significativa de lixo reciclado. Se cada um de nós fizer a nossa parte, o meio ambiente agradece", afirma Rosal.

Depois de assistirem às aulas, os alunos fizeram vídeos em casa mostrando passo a passo como fazer uma composteira. "Tivemos toda uma orientação, entendemos que o agricultor pode produzir o próprio composto orgânico, não precisando gastar com adubo. Quando colocamos restos de alimentos, frutas, restos de culturas, estamos utilizando tudo aquilo que iria para o meio ambiente, dessa forma o agricultor consegue aumentar a produtividade e gerenciar os resíduos da propriedade, gerando economia e sustentabilidade", finaliza o aluno Miguel Araújo.