Diretora destaca a importância do PGE para escola

"É o maior reconhecimento para um gestor escolar", disse Mirlane Ramos, diretora da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, escola do bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina que venceu a etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar - PGE 2017.

Mirlane Ramos destacou o trabalho desenvolvido na Unidade. "A escola já havia se inscrito no prêmio há dois anos e alcançamos êxito em 2017, porque fizemos um trabalho com uma gestão democrática e participativa efetivamente. Tirando do papel e trabalhando de verdade. A escola conseguiu unir todos os seguimentos para fazer um trabalho diferenciado, com projetos, associando a prática ao ensino, e a vitória agregou muito à nossa escola", afirmou a diretora que desejou boa sorte a todos os gestores que vão se inscrever no Prêmio Gestão Escolar 2020.

Esse ano o PGE vai reconhecer práticas de sucesso das escolas para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia. Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país.

O prêmio também vai contemplar pela primeira vez, o professor e a equipe escolar. Isso representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com o professor Sebastião Gomes Ferreira, gerente de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), o Piauí sempre participa do PGE com expressividade e já recebeu prêmios nacionais.

"Já criamos a coordenação estadual e o lançamento da nossa etapa estadual do PGE, acontece na próxima quarta-feira (24), por meio de uma webconferência, para incentivar a participação de nossas escolas no Prêmio 2020. As inscrições são exclusivamente on-line e as escolas tem até o dia 30/08/2020 para se inscreverem", afirma o gerente.

A premiação

O Prêmio Gestão Escolar, instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), tem por objetivos estimular as escolas de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais a participarem de um processo de autoavaliação da gestão escolar; valorizar as escolas públicas que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências bem sucedidas; e contribuir ainda para divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas.

O PGE 2020 conta com a parceria do FNDE, SEB/MEC, Inep, Capes, OEI, UNESCO, UNICEF, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Conselho Britânico, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, UNDIME, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Fundação Santillana, e ainda os novos parceiros - Sebrae, Univesp e Bett Brasil.

Na Primeira Etapa, será feita a seleção de 81 escolas, sendo 3 por Estado, seleção de 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais. Na Segunda Etapa, 5 escolas serão selecionadas, uma por região de Referência Regional pelo Comitê Nacional e a Terceira Etapa, será escolhida a escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional.

A escola "Referência Nacional" será premiada com R$ 30.000,00; as 5 Escolas de "Referência Regional": R$ 10.000,00; e as 27 Escolas de "Referência Estadual" receberão: R$ 5.000,00 cada. Para a escola "Referência Nacional" e as 4 "Referências Regionais" será dado ainda o direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, em 2021 que atendam a 100% do corpo docente e gestores. A equipe escolar de cada uma das 81 escolas selecionadas pelos estados terão direito a 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância, em 2021, da Univesp.