Palestra Dia de Papear debate tema de exploração sexual

Os estudantes da rede pública de ensino que assistem à programação de aulas remotas promovidas pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Canal Educação, acompanharam, nesta segunda-feira (15), a segunda edição do Dia de Papear, ação que faz parte do Projeto Estudar Pode Ser Leve, que tem como objetivo contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede durante esse período de isolamento social.

Mediada pela psicóloga Carolina Martins, a palestra trouxe como tema "Precisamos falar de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes". A Dra. Joselisse Nunes De Carvalho Costa, Promotora da 45ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Teresina - MP/PI, comentou o tema "A atuação do ministério público na prevenção, atenção e educação para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes". Já a Mestra em Psicologia, Dra. Hivana Raelcia Rosa da Fonseca sobre O rompimento do silêncio no cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes".

A promotora Joselisse, em sua fala, elencou aos estudantes situações que indicam ação de violência sexual ou abuso psicológico e como eles devem agir em caso de denúncia. "Além do atendimento psicológico, são necessárias ações para garantir os direitos desses sujeitos para ter acesso aos canais e dispositivos para acionar em momento de denúncia, pois todos nos podemos enfrentar o abuso sexual", pontuou.

Inseridas na programação das aulas remotas, a palestra se beneficiou da troca comum de mensagens entre os alunos e professores. A psicóloga Dra. Hivana, destacou que as ações devem contar com a participação de todos aqueles que fazem a comunidade escolar.

"Precisamos tornar a nossa sociedade mais protetiva para nós e a próxima geração e, assim, criar um ambiente em que as pessoas possam crescer com liberdade e que elas possam experimentar desenvolver sua sexualidade sem opressão e sem violência", disse.

Criado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Comissão Estadual de Enfrentamento às situações de Violência Escolar, em parceria com o Canal Educação, o projeto será transmitido durante o horário da quarta aula, todas as segundas-feiras.

As atividades do Projeto Estudar Pode Ser Leve serão divididas nos  quadros: Dia de Papear!; Chega aí!; Se liga na ideia!; Conectando ideias!; e Desatando Nós na Educação, transmitidas pelo Canal Educação com atividades que podem dar suporte socioemocional para toda a rede.