Governo articula programa de alfabetização com municípios

Alfabetizar as crianças na idade certa, reduzindo os riscos de distorção idade-série, repetência e abandono escolar e diminuindo o número de piauienses que não concluíram os estudos. Esse é o objetivo do programa de Alfabetização na Idade Certa, apresentado pelo Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PI) durante videoconferência que aconteceu na tarde dessa terça-feira (09).

A proposta do Governo do Estado é implementar um programa de cooperação técnica para garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação dos índices educacionais do estado.  ?Uma das metas dessa gestão é construir uma política de governo para fortalecer e melhorar a educação. Uma dessas frentes  é reduzir os índices de analfabetismo. Temos feito um bom trabalho na educação de Jovens e Adultos, mas sabemos que não teremos mudanças significativas se não investirmos na base e, para isso, precisamos que as crianças piauienses estejam alfabetizadas até os sete anos de idade. Fortalecer a educação tem que ser uma preocupação de todos nós, por isso é tão importante firmar esse pacto com a Undime, que será a nossa parceira na grande mobilização dos municípios em torno da Alfabetização na Idade Certa?, explicou o secretário Ellen Gera.

Para a presidente da Undime/PI , Érica Graziela Benício, esta parceria  é um marco histórico. ?Fiquei muito feliz por saber que teremos o apoio do Estado para alfabetizar nossas crianças. E que a partir de agora teremos uma politica pública completa baseada em uma iniciativa que sabemos que deu certo, como a do Ceará. Teremos a oportunidade histórica de melhorar a educação sem a separação entre Estado e municípios. Já trabalhamos juntos em outras frentes, como a construção do Currículo do Ensino Fundamental, mas esta é a primeira vez na história do Piauí que está se construindo, de fato,  uma política pública para tentar resolver os desafios da alfabetização?, salientou.

O programa de Alfabetização na Idade Certa será lançado no segundo semestre e oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas.