PGE reconhece práticas exitosas durante a pandemia

Com a missão de reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia e mantiveram a relação com os estudantes, o Prêmio Gestão Escolar irá recompensar essas experiências na Edição Especial de 2020.

A premiação tem como objetivos reconhecer experiências de gestão escolar significativas e inovadoras que diante do imponderável conseguiram dar continuidade à aprendizagem dos estudantes, bem como identificar e disseminar práticas inovadoras na gestão escolar reconhecendo e valorizando escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa e ainda valorizar a escola que trabalha como equipe com corresponsabilidades na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas.

Este ano, o prêmio vem com algumas mudanças: Valorização da Equipe Escolar, formada por um gestor, um coordenador e quatro professores (de preferência um por área, quando for o caso); Valorização das lideranças e soluções coletivas que se destacam em tempos de crise no lugar da autoavaliação; Supressão da etapa local, ficando a cargo dos comitês estaduais a opção de certificação municipal; Produto: Relato de Experiência; Título (colocar um título que resuma o trabalho); Autores (colocar os nomes das pessoas que compõe a equipe escolar por área ou etapa).

Deverá ser elaborado um resumo (até 10 linhas com introdução, metodologia a ser usada, breve resultado e conclusão) com Introdução (1 página com apresentação da escola, do problema a ser resolvido, das pessoas envolvidas, do contexto local, etc.); Metodologia (1 a 3 páginas com sujeitos) área, etapa; recursos utilizados; justificativa da escolha; organização da(s) atividade(s), como medir resultados, quais pontos de observação, facilidades e dificuldades na realização); Resultados e Discussão (1 a 3 páginas com descrição da aplicação e os resultados alcançados, discussão sobre os resultados, avaliação da aplicação, se houve mudança de estratégia ou de recurso), Anexar fotos, documentos e links de vídeos que comprovem o uso das soluções. Conclusão (1 página com conclusões da experiência: o que deu certo, o que não deu, por quê? Como poderia ser da próxima vez? O que teve de aprendizado com essa experiência? Referências (se usou alguma bibliografia ou algum recurso digital); Critérios de avaliação; Etapas e Comitês.

Na Primeira Etapa, será feita a seleção de 81 escolas, sendo 3 por Estado, seleção de 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais. Na Segunda Etapa, 5 escolas serão selecionadas, uma por região de Referência Regional pelo Comitê Nacional e a Terceira Etapa, será escolhida a escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional.

A escola "Referência Nacional" será premiada com R$ 30.000,00; as 5 Escolas de "Referência Regional": R$ 10.000,00; e as 27 Escolas de "Referência Estadual" receberão: R$ 5.000,00 cada. Para a escola "Referência Nacional" e as 4 "Referências Regionais" será dado ainda o direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Univesp, em 2021 que atendam a 100% do corpo docente e gestores. A equipe escolar de cada uma das 81 escolas selecionadas pelos estados terão direito a 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância, em 2021, da Univesp.

O Prêmio Gestão Escolar 2020 conta com a parceria do FNDE, SEB/MEC, Inep, Capes, OEI, UNESCO, UNICEF, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Conselho Britânico, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, UNDIME, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Fundação Santillana, e ainda os novos parceiros ? Sebrae, Univesp e Bett Brasil.

Cronograma 2020

Período de realização - Atividades

10/06/2020 Publicação do Regulamento e Lançamento Institucional do PGE

10/06 a 30/08/2020 Período de inscrições, exclusivamente on-line