Seduc lança Projeto Estudar Pode Ser Leve

A educação vive um momento  diferente. Com o sistema de aulas remotas em prática, devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, alunos, pais, gestores e professores vêm se adequando ao novo ambiente escolar, que passou a ser as suas casas.


A mudança na rotina, o distanciamento social e a nova realidade, muitas vezes podem causar alguma dificuldade de aprendizado e falta de estímulo. Pensando nas questões emocionais, a Secretaria de Estado da Educação lançou nesta segunda-feira (08), o Projeto Estudar Pode Ser Leve, que tem como objetivo  contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede durante esse período de isolamento social.



As ações serão inseridas na programação das aulas remotas, transmitidas pelo Canal Educação e consistem na troca de informações, interação, palestras e demais atividades que podem dar suporte socioemocional para toda a rede. As  atividades serão divididas nos  quadros: Dia de Papear!; Chega aí!; Se liga na ideia!; Conectando ideias!; e Desatando Nós na Educação.




"A educação não parou e além de cuidarmos do avanço na aprendizagem, precisamos cuidar também da questões emocionais dos nossos alunos e também dos professores e gestores. Dessa forma, estamos lançando hoje um conjunto de ações que visam ampliar a nossa conexão com as pessoas, mesmo em tempos de isolamento social. Fizemos tudo com o propósito de tornar ainda mais acessível e leve a oferta de ensino e aprendizagem", afirmou Ellen Gera, secretário de Estado da Educação.


A psicóloga educacional, Raquel Gadelha Carvalho, explica a importância dessa ação, ressaltando a necessidade de ampliar as possibilidades de diálogo e acolhimento às pessoas, mesmo estando distantes. "Vivemos um momento diferente e precisamos fortalecer os vínculos, cuidar das pessoas. A Seduc se importa com todos os atores do sistema educacional de forma ampla e o projeto Estudar Pode Ser Leve contribuirá de forma significativa", disse a psicóloga.




De forma on-line, o lançamento do Projeto Estudar Pode Ser Leve foi marcado pela palestra "Por que não consigo estudar em casa", ministrada pela psicóloga educacional, Raquel Gadelha Carvalho.