Pequena Rubim realiza teatro de fantoche em aulas remotas





Famosos há décadas, os fantoches até hoje são utilizados para divertir espectadores de todas as idades. Coloridos, engraçados e agradáveis de manusear, o Ceti Pequena Rubim tem utilizado dessa ferramenta como instrumento para auxiliar na prática pedagógica.


Os professores do quinto ano da unidade vêm trabalhando desde o ano passado com o teatro de mamulengos. Os alunos constroem, treinam e fazem  a culminância. Devido à pandemia, o projeto está acontecendo esse ano através das aulas  remotas. 


"Primeiro fizemos toda uma fundamentação teórica sobre a origem e história do teatro de mamulengos. Depois iniciamos o passo a passo da confecção dos bonecos, tudo isso através das aulas remotas. Esse ano não foi possível a produção das histórias por equipe, então sugeri um vídeo com apenas um personagem sobre o momento pelo qual passa o mundo", relata a professora de artes, Maria das Graças, acrescentando que as apresentações estão prevista para acontecer no retorno das aulas presenciais.


A professora falou ainda que o projeto é uma forma leve e descontraída de sensibilizar e despertar o interesse dos alunos. "Misturamos temas sérios com encenação e brincadeiras, os estudantes aprendem com mais facilidade a mensagem que queremos passar", avalia.


Maria das Graças, avalia o projeto como um recurso muito eficiente não só por utilizar o lúdico no ensino, mas pela capacidade que dá aos estudantes de se expressar. "Quando ele pega o fantoche é o boneco que está falando. Com essa liberdade, ele revela alegrias, angústias e formas de ver o mundo", finaliza.