3ª GRE desenvolve projeto de apoio emocional

Com o objetivo de entender os sentimentos, a percepção e as demandas dos gestores, a Equipe Multiprofissional da 3ª Gerência Regional de Educação, está desenvolvendo o projeto: "Alô, eu te ouço!", que visa ouvir os gestores escolares e apoiá-los diante da realidade pandêmica.

O surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus fez todo o mundo começar a agir para executar medidas que visam à contenção da doença em sua população. No Brasil, em vários estados, e no Piauí, como já sabemos, houve as suspensões de aulas presenciais.

Avelina Melo (coordenadora)  Núbia Ferreira (psicopedagoga) Marcos Nere (assistente social) Laiane (advogada) Equipe da Gre

A Seduc, juntamente com as Gerências Regionais de Educação, se mobilizou para que milhares de alunos não perdessem o ano letivo e a educação no Estado não parou. Com isso, a 3ª GRE encontrou vários questionamentos diante do novo cenário vivido por docentes, discentes e gestores e pensou alternativas para solucioná-los.

De acordo com o gerente da GRE, Regiomar Meireles, após a suspensão temporária das aulas presenciais foi necessário que todos se reinventassem por conta de toda essa angústia e medo, ainda assim houveram dificuldades. "Tendo em vista os acontecimentos, buscamos parceiros para criação desse projeto, colaboradores também do município, profissionais para tratar mais de perto todos os envolvidos, gestores, professores, alunos e família, faz parte da 3ª GRE o compromisso e responsabilidade social com a educação do Piauí, não podemos parar", conta o gerente.

O psicólogo Jayro Fausto, que trabalha no Centro de Saúde Dr Adauto Coêlho de Rezende, do município de Piripiri, conta que é importante ter o apoio psicológico para diminuir  impactos que este período pode ocasionar. "Estamos passando por um momento único. Precisamos trabalhar e auxiliar na conscientização das eventuais mudanças de hábitos e possíveis implicações emocionais e abordar de forma preventiva, mudanças comportamentais apresentadas pelo isolamento social para conseguir ajudar a diminuir fatores patológicos, como: ansiedade, depressão, pânico, dentre outros, para favorecer na adaptação e enfrentamento", afirma Jayro.

Jayro Fausto - Psicólogo

"O projeto passa a ideia de contato e empatia, que devemos ter com o próximo. Nosso propósito é levar a eles não somente conforto, atenção, respeito, mas, na medida da necessidade, acompanhamento profissional a todos, professores, gestores e alunos que estejam enfrentando algum transtorno de ordem psicológica. Estamos encaminhando aos profissionais da Seduc, aqueles que precisam de atendimento. É importante o apoio dos gestores, professores e da família dos alunos nesse momento de angústia, preocupação e medo, daqueles que ainda têm contato com as famílias, por conta da pandemia, e se você puder, fica em casa", diz o Assistente Social da Gre, Marcos Nere.