Durante pandemia escola trabalha ação de leitura




Tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana. Ambas proporcionam o desenvolvimento do intelecto e da imaginação, além de promoverem a aquisição de conhecimentos. A Unidade Escolar João Alves de Macedo Filho, localizada em Juazeiro do Piauí, em meio à pandemia do coronavírus tem encontrado , através da literatura, alternativas para diminuir o distanciamento social.


Desde 2017, a escola vem trabalhando com a  leitura. "Esse ano, com a suspensão das aulas, tivemos que nos reinventar e tentamos simplificar essas ações o máximo possível para que elas não deixassem de acontecer", falou a professora de língua portuguesa, Rita Ferreira 


A primeira ação estava prevista para acontecer no dia 17 de março, um "Sarau em casa", que constitui uma das ações do projeto Leitura em Cena, destinado a alunos do 1º ano do Ensino Médio. "Como não foi possível esse encontro presencial, pedi aos alunos que organizassem pequenos momentos de leitura. Eles deveriam escolher um texto- poema, canção, anedota ou outro de sua preferência e realizar uma apresentação em família. Poderia ser uma roda de leitura, uma declamação de um poema, contação de histórias, piadas ou uma apresentação musical", declarou Rita.


Mas as ações da escola não param por aí, outra proposta da escola foi produzir um álbum relacionado as vanguardas artísticas europeias, assunto que está sendo visto nas aulas remotas de literatura. A proposta foi a construção de um álbum temático, no qual os alunos desenharam telas que caracterizaram os movimentos de vanguardas, considerando um dos temas geradores: Segurança no trânsito ou 18 de maio, dia de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ideia é que eles retextualizassem o conhecimento de acordo com as perspectivas deles em relação às temáticas abordadas e conseguissem promover este diálogo.  


"Fiquei surpresa com o resultado, tenho recebido muitos trabalhos que me permitem perceber que eles desenvolveram a habilidade que era necessária nesse conteúdo, conhecer as características de cada um desses movimentos de vanguarda, além de compreender a importância que esses movimentos tiveram para o desenvolvimento das artes de modo geral no Brasil como também para nossa literatura", comemora a professora.


A escola já está planejando a próxima ação, que será o "tertúlia literária, que acontecerá nas próximas semanas. Esta atividade é uma espécie de roda de leitura à distância em que os alunos leem um trecho de uma obra selecionada para a leitura, comentam e contextualizam. A escolha do livro ocorre de acordo com a escola literária trabalhada.  Neste momento, será lido romances românticos.

Rita finalizou falando que a escolha por trabalhar essas propostas é para oportunizar ao aluno fazer curadoria desses conteúdos propostos, desenvolvendo assim o senso crítico, ampliando o repertório de conhecimento e colocando o aluno em contato com a diversidade de textos. "Me sinto privilegiada como professora em trabalhar atividades como estas e por a escola me proporcionar todo apoio que preciso", conclui a professora.