Coordenação Pré Enem orienta alunos quanto ao edital 2020

Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicar o Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 em dois formatos, digital e impresso, a coordenação do Pré-Enem Seduc pede aos estudantes piauienses atenção às datas e prazos, observando que a versão digital não estará disponível para o Estado do Piauí.

 

"Após grande expectativa em torno da realização do Enem 2020, o INEP publicou edital que garante a realização do exame esse ano, com duas grandes novidades: o edital em dois formatos, o Enem Digital e o Enem Impresso, lembrando que os estudantes que fizerem o exame no estado do Piauí não terão a versão online, apenas a impressa. A outra grande novidade é que no ato da inscrição o aluno inclui a sua fotografia", conta um dos coordenadores do Pré-Enem Seduc, o professor Wellington Soares.


 

De acordo ainda com o professor, o formato digital é um projeto piloto que terá início agora em 2020 e vai até o ano de 2026, quando o impresso acabará de vez. Esse processo ocorre inicialmente em 15 estados e o Piauí não foi contemplado. Então os piauienses não terão que se ater a ele e sim apenas ao impresso.


As inscrições acontecem de 11 a 22 de maio, com a taxa de R$ 85,00. Os alunos de escolas públicas que tiverem interesse na isenção da taxa ou justificativa de ausência, terão a possibilidade de fazer a solicitação no período de 6 a 17 de abril. O resultado acontece no dia 24 do mesmo mês e o estudante ainda tem a oportunidade de recorrer, caso não seja aprovado o pedido.


Por conta desse período de distanciamento social devido ao Coronavírus, as revisões do Pré Enem Seduc, que teriam início agora em abril, está previsto para acontecer a partir do mês de maio. A orientação é que nesse momento os alunos fiquem em casa, seguindo a determinação da OMS, e assim aproveitem para revisar os assuntos, montando um calendário de estudos e acompanhando as aulas através da Mediação Tecnológica com o Canal Educação ou pelo aplicativo também do Canal Educação.