Seduc emite normativa de estratégias às fortes chuvas

A Secretaria de Estado da Educação emitiu nesta sexta-feira (13) uma normativa que define a estratégia de mapeamento, prevenção e atendimento da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí às situações decorrentes das fortes chuvas no Estado.

De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros,  as medidas foram feitas considerando os seguintes itens:  intensas chuvas que atingem o Estado do Piauí com alertas expedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); barragens, açudes, rios e riachos piauienses que aumentaram seu volume de água causando alagamentos; escolas e turmas funcionando no campo e o número considerável de alunos que se deslocam para a zona urbana para estudarem,  e a necessidade de acomodar possíveis desabrigados em decorrência do período chuvoso.

A Seduc orienta que Gerências Regionais de Educação deverão mapear as situações de vulnerabilidades das escolas estaduais e anexos escolares.

A Rede Pública Estadual de Educação está disponível para contribuir com as ações de prevenção e assistências às vítimas das situações decorrentes das fortes chuvas. A Seduc orienta que os gestores escolares deverão estimular a comunidade estudantil a conhecer os riscos inseridos nas comunidades próximas das escolas e adotar práticas preventivas, implementando postos de coleta de donativos destinados às famílias desabrigadas e realizando palestras sobre os riscos, entre eles, as possíveis doenças.

A Secretaria de Estado da Educação disponibilizará escolas para apoio nas ações emergenciais, objetivando a montagem de abrigos ou posto de comando de operações.

"É importante ainda esclarecer que as medidas adotadas para minimizar e atender aos problemas decorrentes das fortes chuvas não devem criar novas situações de vulnerabilidade a exemplo do cancelamento do atendimento à população através da oferta do serviço da educação", finaliza Ana Rejane.