Campanha Tampinha Solidária faz doação de cadeiras de rodas

Com o objetivo de promover a mobilidade, a inclusão social e proteger o meio ambiente, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Raldir Cavalcante Bastos estão desenvolvendo a campanha Tampinha Solidária. A ação faz parte do projeto Arte na Praça, que colhe nas ruas e residências do bairro Renascença, em Teresina, e na escola, tampinhas de plástico para serem trocadas por cadeiras de rodas para a comunidade carente.

A professora de Arte e organizadora da campanha, Roze Magalhães, revela que o bairro produz muitos resíduos sólidos que são descartados indevidamente, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas. "Senti a necessidade de, com a ajuda dos alunos da escola, buscar uma solução. Começamos a pesquisar sobre projetos que funcionam bem em outros estados e conhecemos uma campanha no Rio de Janeiro, então aderimos a ela. Mães, alunos e comunidade escolar participam ativamente da ação", relata.

O projeto é permanente e todo o valor arrecadado com a venda das tampinhas é revertido exclusivamente à compra de cadeiras de rodas, que são doadas aos mais necessitados. A campanha distribuiu galões de coleta em vários pontos do bairro e também criou o mascote com o material colhido, o " Zé Tampinha", que está sendo distribuído para os colaboradores.

O projeto Arte na Praça acolhe todos os alunos da escola oferecendo oficinas de pintura em tela, música, teatro e fotografia. Já a campanha Tampinha Solidária foi lançada no final do mês passado e conta com a parceria de uma cooperativa de resíduos sólidos de Teresina e o Colégio Integrado Santo André, campanha da abraçada pela professora de música Valdeane Limeira.

"Planejamos atender com as doações primeiramente parentes de alunos da escola, a exemplo de um aluno do nono ano que está precisando para a avó. As outras pessoas serão selecionadas da comunidade do Renascença I, II e III. Qualquer pessoa da comunidade pode nos procurar e colocar o nome na nossa lista de espera", finaliza a professora.