Encontro reúne autoridades para discutir diretrizes

Capacitação e formação são uma constante entre os gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Para qualificá-los, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, autorizou a participação de técnicos da Seduc no Encontro Formativo do Novo Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento está sendo realizado em Brasília (DF) até amanhã, 13, pelo Ministério da Educação, em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e conta com apoio da Universidade de Brasília (UnB).

Representando o Piauí, participam do encontro a gerente de Ensino Médio, Regina Célia; diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura; coordenadora de Etapa ProBNCC, Elenice Nery; articulador da Seduc, Diniz Lopes; e, representando o Conselho Estadual de Educação, Viviane Faria e Antônio José Medeiros.

Nos dois dias de capacitação, os participantes estão sendo orientados sobre os componentes gerais da BNCC, que indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes, e sobre os componentes curriculares específicos, como língua portuguesa e matemática, por exemplo.

De acordo com a coordenadora de Etapa ProBNCC Ensino Medio, Elenice Nery, o foco do encontro é discutir os normativos para implementação do Ensino Médio. "Semana passada tivemos um encontro em São Paulo, que foi organizado pelo Consed, participamos de palestras, dinâmicas e rodas de debate, com a presença de diversas autoridades em educação ao redor do Brasil. Foi um momento muito importante. Hoje estamos aqui em mais um processo de formação com foco nos normativos que deverão ser construídos para a implementação do novo ensino médio nos estados", declara Elenice.

Os estados participantes trarão suas experiências e dialogarão em busca de uma solução que possa atender todos os estados e ser implementado o currículo já em 2020.

Elenice considera importante a participação dos técnicos no encontro e destacou a participação no evento, visto que haverá a reelaboração da Base Nacional Comum Curricular e necessário se faz o conhecimento dos técnicos nos debates que estão sendo promovidos em todo o País.

"Reconhecemos a importância dessa construção coletiva em um ambiente de crítica e sugestões. A melhor forma de superar os desafios é o planejamento conjunto, dialogando, escutando. É fundamental a nossa disponibilidade, neste momento, para construirmos a agenda do Piauí, mostrando o nosso potencial junto aos municípios, porque a nossa meta é a aprendizagem dos estudantes e a Educação é um instrumento fundamental no desenvolvimento dos municípios", finaliza a coordenadora de Etapa ProBNCC Ensino Medio, Elenice Nery.