Escola incentiva alunos a participar de olimpíadas escolares

Envolver os estudantes nas decisões da escola e ampliar o engajamento em projetos de aprendizagem é um dos grandes desafios dos professores e equipes gestoras das escolas. Para superar este desafio, a Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, vem incentivando uma maior participação dos estudantes em olimpíadas escolares.

Em 2019, a equipe gestora da unidade escolar iniciou o projeto Circuito Olímpico, voltado ao auxílio dos estudantes na resolução dos problemas de forma interessantes e divertidas sem o caráter competitivo, comumente empregado às Olimpíadas.

O diretor da U.E. Alberto Leal Nunes, Ismael Dantas, ressalta que o projeto tem como foco ampliar a participação dos alunos em olimpíadas científicas e concursos além das tradicionais de matemática e de língua portuguesa.

"A proposta é fazer com que nossos alunos tenham contato com as mais diversas Olimpíadas e para isto a escola também participa com o plano de mobilização envolvendo toda a comunidade. Os professores de Língua portuguesa vão trabalhar oficinas de escrita e leitura para as produções e, este ano, já estão inscritos no concurso Canguru de Matemática todos os alunos da sede e anexo, um total de 319 alunos", disse o diretor.

Alunos Ana Carla e Fernando irão participar da 12ª Olimpíada Canguru de Matemática.

A escola já iniciou a preparação dos alunos com a formação de equipes no Circuito Olímpico para participar das olimpíadas como os concursos de matemática (Canguru e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP), momento em que os professores trabalham com treino a partir das provas anteriores, bem como a Olimpíada Nacional de História do Brasil.

O cronograma nas olimpíadas inclui participação em: Olimpíada Nacional de História do Brasil, Geografia, Inglês, Física, Astronomia e concursos de Redações, como o da Corregedoria Geral da União. "Toda a preparação e feita com oficinas e aulas extras nesse tipo de prova. Mesmo com algumas taxas nas olimpíadas exigirem custos a escola procura garantir a participação dos alunos", explica Ismael Dantas.