Cresce busca por estudantes para participar da OBMEP 2020

Criada para buscar talentos e estimular o conhecimento matemático nas escolas brasileiras, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vem atraindo os estudantes que no primeiro momento não gostam da disciplina e terminam por tomar gosto pelo desafio proposto nas provas da Olimpíada, além das medalhas.

Tendo como tema: música e matemática, a 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2020 está com inscrições abertas para a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. O prazo vai até as 23h59 de 20 de março.

Este ano a prova da 1ª Fase ocorrerá em 26 de maio e podem participar escolas municipais, estaduais, federais e privadas, que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

No Piauí, até o momento, 2 mil escolas realizaram o cadastro dos estudantes mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP.

O coordenador regional da OBMEP no Piauí, Jefferson Leite, explica que os estudantes que desejam participar da Olimpíada entram em contato diretamente com o responsável pela olimpíada na escola e terminam por mobilizar os outros alunos.

"Somos procurados hoje mais pelos alunos que procuram nos sites nossos números e terminam por nos cobrar a participação e juntos aos professores a mobilização das escolas para realizar a prova está refletindo nas inscrições esse ano", disse.

Em 2019, o número forma mais de 200 mil estudantes na olimpíada. Agora em 2020, antes da finalização das inscrições a coordenação computa 280 mil alunos oriundos de 63% dos municípios piauienses que irão participar da olimpíada, que é aplicada em duas fases.

Segundo Jefferson Leite o número de inscritos já superou a busca de alunos, e ele atribui o sucesso na procura dos alunos à mobilização realizada pelas escolas para tornar o ensino da matemática mais atrativo.

"O sucesso na procura dos alunos vem de uma nova mentalidade, tanto nos gestores como nos alunos e pais de alunos, de que o estudo muda vidas, muda a realidade das pessoas e abre portas. E esse despertar por parte dos gestores vem contribuindo muito para isso no momento em que eles nos procuram para pensarmos estratégias de divulgação cada vez mais próximo das pessoas", reforça o coordenador da OBMEP.