Seduc finaliza II Ciclo Formativo do Currículo do Piauí

Nesta terça-feira (10), está sendo realizada, no Centro de Formação Antonino Freire, a 4ª Formação do Currículo do Piauí - Módulo VI. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em regime de colaboração com a Undime.

O encontro é destinado a Dirigentes Municipais, Gerentes, Coordenadores e Articuladores Regionais e Municipais de Educação e tem o objetivo de implementar o curriculum nas escolas, capacitar os professores para que eles possam aplicar o curriculum do Piauí na sala de aula.

No primeiro dia de formação foi abordado o módulo de trabalho colaborativo, que é incentivar os professores a trabalharem juntos na escola e dentro da sala de aula, fazendo assim com que os alunos trabalhem de forma colaborativa.

Já na programação de hoje, está sendo abordado o foco de como desenvolver conhecimento, trabalhando a questão de como elaborar e articular um plano de aula com as competências da BNCC e do Curriculum e posteriormente aplicar em sala de aula para que o aluno produza mais conhecimento.

A supervisora de Gestão de Projetos Espaciais da Seduc, Gabriele Oliveira, falou que o Ciclo de Formação PROBNCC e Currículo do Piauí foi dividido em 4 módulos, cada um com a sua temática.  "Temos 10 turmas cada uma com aproximadamente 40 pessoas. Hoje é o último dia da formação e também encerra o Ciclo II que foram 4 módulos, hoje fechamos esse ciclo. Seguiremos agora para a etapa seguinte. Estamos aguardando o documento orientador do MEC, mas já estamos na expectativa de que seja o Ciclo III de Monitoramento. Nesta etapa vamos acompanhar se as ações repassadas no ciclo II estão fazendo efeito na escola. Também temos como proposta paralela ao monitoramento, fazer formações por componente curricular, sendo algo mais individual", afirma a supervisora.

Para o secretário de estado da Educação, Ellen Gera, o encontro é o fortalecimento da parceria entre o Estado e a Undime na implementação do Currículo do Piauí.  "Fizemos um excelente trabalho em regime de colaboração com os municípios para elaborar e homologar o Currículo à luz da BNCC, mas ainda temos um desafio que é implementar essas diretrizes nas escolas. A formação desses professores é o que fará com que o currículo, de fato, seja implementado e se concretize na sala de aula", finaliza o secretário.