Seduc realiza formação do JF com dupla gestora das GRE´s

Com o objetivo de instrumentalizar a dupla gestora das Gerências Regionais de Educação (GREs), gerentes e coordenadores de ensino na perspectiva de aprimorar a capacidade de análise e intervenção nas etapas de Metas e Planejamento do Circuito de Gestão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco iniciaram, nesta quarta-feira (04), uma formação do Programa Jovem de Futuro. A capacitação acontece no Hotel Arrey, em Teresina, e segue até a próxima sexta-feira (06).

Representantes das 21 GREs de todo o Piauí participam do momento, com vistas à replicação do conteúdo e ferramentas disponibilizadas nos municípios jurisdicionados às suas gerências. A coordenadora de ensino da 14ª GRE, Ana Paula, acredita que o comprometimento dos gestores escolares é de fundamental importância para resultados positivos.

"Posso citar exemplos exitosos do Jovem de Futuro como na Unidade Escolar Iraci Barros Pinto, em Santa Luz e a Unidade Escolar Joaquim Parente, em Bom Jesus, que viu suas matrículas saltarem de 500 para 700 em 2020. Tudo isso se contextualiza nesse processo em que a Gre acompanha, o supervisor acompanha e o gestor abraça, sofrendo influências positivas no nosso maior objetivo que é o sucesso do aluno, para formar o aluno cidadão e consciente para que o conhecimento adquirido na escola sirva para vida dele", relata a coordenadora.

Na atualidade, o Programa Jovem de Futuro está presente em 457 escolas da rede estadual de ensino, com o objetivo de melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes das escolas por meio de um Circuito de Gestão. Em 2020 o circuito contemplará três ciclos que envolvem metas, planejamento, execução do plano de ação, monitoramento e avaliação de resultados e correção de rotas.

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc, Maria Jose Mendes, revela que ao final da formação será traçado um plano de ação para ser desenvolvido nas gerências regionais e nas escolas.

"Até sexta trabalharemos os protocolos de Metas e Planejamento e apresentaremos as ferramentas Foco Aprendizagem e Sigae (Sistema de Gestão para Avanço Contínuo da Educação). Refletiremos ainda sobre os diagnósticos e nossos dados e, por fim, traçaremos as metas e o plano de trabalho baseado nas mesmas", finaliza a diretora.