Rotina escolar é tema de formação do Chão da Escola

O acompanhamento da rotina escolar é uma das ações para garantir a boa formação educacional dos estudantes e pensando neste alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza o I Seminário Inicial do Chão da Escola de 2020 com os formadores regionais.

Durante os dias 3 e 4 de março, os técnicos da Unidade Técnica do Chão da Escola (UTECE) se reúnem com os gerentes regionais de educação e os coordenadores para discutir "o fortalecimento da identidade da escola" alinhando o Projeto Político Pedagógico das escolas ao Novo Currículo Referencial do Piauí.

A diretora da UTECE, Profª Gildete Milu, fará a apresentação da Trilha Pedagógica da UTECE e Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo-HTPC, e destaca que a formação acontece em etapas até alcançar as salas de aula.

"Em 2020 todos os nossos projetos interdisciplinares serão voltados para alinhar a temática BNCC e Projeto Político-Pedagógico, então o Chão da Escola trabalhará como cascateamento, ou seja, preparamos a formação para os gerentes e coordenadores de GREs, coordenadores de escolas e para que eles desenvolvam as temáticas trabalhadas neste seminário inicial com professor na sala de aula", diz a diretora.

As formações do Chão da Escola acontecerão ainda em quatro momentos de formação com encontros presenciais em Teresina, além dos encontros nas Gerências Regionais de Educação (GRES) priorizando escolas especificas e encontros via Canal Educação.

O superintendente de Educação Básica, Carlos Alberto Pereira, ressalta que as etapas de formação estão em um novo estágio, em que o professor tem o papel de repassar todas as ações de rotina necessárias para atingir os indicadores de efetiva aprendizagem aos alunos.

"O programa Chão da Escola são os afazeres diários e a rotina que toda escola deve ter, então estamos aqui para fortalecer a sala de aula. Devemos nos municiar de todas as ferramentas para alcançar certos indicadores, então se faz necessário olhar a sala de aula e o papel do professor. Temos que olhar para a gestão pedagógica que se realiza dentro da sala de aula acompanhando o professor e o plano de aula para que este venha de encontro com as novas rotinas previstas na BNCC", explica Carlos Alberto.

A programação do Seminário Inicial do Chão da Escola segue ainda nesta quarta-feira (4) com:

08hmin - Acolhida

8h30min - OFICINA: Revisitando o Projeto Político Pedagógico e o planejamento à luz do novo Currículo do Piauí. Facilitadores: Prof. Esp. Clayton Neves / Profa. Esp. Juciara Dantas/ Profa. Ma. Katrine Katisuce / Profa. Ma. Katia Carvalho

10h30min - Socialização das oficinas pelos Grupos de Trabalho.

11h30min - Encerramento