Escola de Bom Jesus realiza projeto sobre Clima Escolar

A Unidade Escolar Joaquim Parente, localizada em Bom Jesus, realizou na última sexta-feira (28) um evento que marcou a conclusão da primeira semana de aulas do primeiro semestre letivo de 2020 trabalhando o Clima Escolar. Na ocasião, foi desenvolvida uma palestra com a assistente social da 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), Carmilene Rodrigues, e apresentação cultural "Minha Bom Jesus, terra linda de se viver", da Cia de Dança Lumiere.

A palestra teve como propósito reduzir os conflitos na escola, especialmente entre os alunos, promovendo, assim, um ambiente que se cultive a paz, o respeito, os bons costumes e os valores da família.

Sob a direção de Klenderson Rayland e coreografia de Francisco Rodrigues, o objetivo do espetáculo foi de proporcionar um momento para os alunos conhecerem, de forma lúdica, um pouco mais sobre a história e cultura de Bom Jesus e do Estado do Piauí, por meio de um breve relato sobre a criação da cidade, primeiros habitantes e com músicas compostas e interpretadas por artistas locais a fim de destacar a cultura da cidade e do Estado.

A a escola e o Centro Cultural Joaquim Carlota, além do conhecimento proporcionado aos alunos, incentivou a função social da escola, uma vez que sua contrapartida foi arrecadar alimentos entre a comunidade escolar para serem distribuídos a famílias carentes.

A coordenadora de ensino, Paula Feitosa, observa que é importante citar que a gestão da escola, juntamente com toda a equipe, vem promovendo outras ações importantes para a formação de cidadãos conscientes e críticos, buscando sempre priorizar os valores éticos e morais, multiculturais, almejando uma sociedade democrática, justa e com mais igualdade social.

"Podemos citar rodas de conversas, palestras com psicólogos, com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, com autoridades Eclesiásticas locais, mutirões nos quais se busca a prática da cidadania por meio do cuidado com o meio ambiente, com o espaço e o patrimônio escolar; também promove-se a interação entre gestão, professores, pais, alunos e com a comunidade em geral", revela a coordenadora.