Escolas facilitam alfabetização digital

Buscando facilitar o acesso ao programa Cisco Networking Academy, as unidades escolares da rede estadual, selecionadas como Academias Locais pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão disponibilizando os laboratórios de informática para realizarem os cursos na área de tecnologia.


O programa realizado em parceria com a SPE Piauí Conectado capacita alunos de escolas do ensino público estadual em habilidades tecnológicas da internet. Estão aptos a participar alunos, ex-alunos, funcionários e comunidade, a primeira fase do programa acontece no Ceep Governador João Clímaco D?Almeida, CEEP Paulo Ferraz, Ceti Prof. Darcy Araújo e U. E. Maria Modestina Bezerra. 


No Ceti Darcy Araújo está disponível uma grade de horários para o uso do Laboratório de Informática pela comunidade: segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 16h a partir do dia 2 de março. A oferta compreende os cursos nível 1 (alfabetização digital) para Inclusão Digital, Empreendedorismo, Internet das Coisas, Introdução a Cibersegurança e Fundamentos da Segurança Cibernética. 


A professora Vicença Silva é a responsável pelo laboratório de informática na escola explica que já há procura por parte dos alunos e estes entendem a importância da qualificação.


"Os cursos na área de tecnologia que estão sendo oferecidos pela escola são importantes para (os alunos) adquirirem conhecimento na área que mais cresce, que é a área da tecnologia. Para implementar o currículo e se engajar no mercado de trabalho com maior facilidade", disse.


Serão 5 módulos no total com certificação e a fase seguinte contará com conteúdo voltada a formação de profissionais na área de Redes de Computadores e a última fase irá concluir os cursos técnicos.


Além da qualificação, o programa Cisco Networking Academy oferecerá aos alunos com a melhor avaliação em cada turma bolsa remunerada, computador e internet, assim como a oportunidade de estágio no Piauí Conectado durante seis meses, logo após a finalização do curso.