Projeto beneficia cerca de 500 alunos com ensino de robótica

Cada vez mais o ensino da robótica vem sendo estimulado nas escolas da rede pública. E buscando ampliar o acesso dos alunos a este tipo de ensino, nesta sexta-feira (21), cem kits de robótica foram entregues aos professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), numa parceria com a plataforma Mobieduca.me.


O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, participou da solenidade de entrega dos kits, que irá trabalhar o conhecimento de eletrônica e programação, para 21 professores da rede pública estadual de ensino que vai beneficiar, nessa fase inicial, cerca de 500 alunos. 

"A Seduc apoia o ensino da robótica, que é adotado por muitas escolas, e deve ser ampliado com o desenvolvimento de uma política específica para área. Com esta entrega, vamos levar um kit de Arduino para escolas onde professores já participaram de formação e com a possibilidade dos nossos estudantes aprenderam programação de componentes e sensores", destaca Ellen Gera.


Cada professor de Física, Química, Biologia ou Matemática, participante do projeto, realizou cursos com carga horária semanal direcionada para a realização das quatro oficinas semanais para 24 alunos, em cada escola participante. As aulas serão ministradas em um laboratório ou sala organizada para as oficinas.

"Daqui fica a criatividade para integração da área de tecnologia com as outras áreas, pois a partir da programação podem integrar a biologia, química, física e matemática e este é um passo que nas escolas estaduais para desenvolver a linguagem computacional dentro do nosso ambiente escolar", complementa o secretário.


A iniciativa visa inserir projetos práticos de automação e robôs e, ao mesmo tempo, práticas de linguagem de programação para robótica beneficiando os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio. 
Em 2017 foram iniciadas as oficinas de robótica com utilização da programação Arduino destinados aos professores e alunos. O professor organizador, Ranildo Lopes, explica que antes os cursos eram realizados com pouca adesão. Mas com o apoio do Centro de Formação Antonino Freie e do Mobieduca.me os cursos serão ampliados. 

"Estamos fazendo a divulgação com os professores que é replicada nas escolas e com este apoio de formação do professor estaremos de forma paralela replicando a prática de oficinas nas salas de aula", disse o professor.


Ranildo Lopes afirma que com a aquisição dos kits os alunos poderão entrar no mundo da tecnologia e apresentar posteriormente seus projetos.

"A cada oficina o professor irá desenvolver a ideia do projeto teórico/prático e o aluno implementará cada passo para aplicar o uso da placa de Arduino no cotidiano escolar. Cada professor e aluno terá uma prática diferente com ideias únicas a ser apresentada no circuito de ciências. Além do circuito, ao final do ano será realizado uma feira de robótica cm mais de 100 projetos desenvolvidos pelos alunos com robótica", explica.