Escolas receberão a formação: Respeitar é Preciso

A equipe da Gerência de Inclusão e Diversidade da Secretaria de Estado da Educação -SEDUC, participou nessa semana da Reunião da Gerência de Enfrentamento a LGBTfobia - SUDH - SASC. O encontro teve a finalidade de formalizar a parceria para Execução da Formação "Respeitar é Preciso" nas Escolas, visando informar sobre conceitos, legislações e políticas públicas de promoção e defesa da cidadania da população LGBTIQ+.

Na ocasião, estiveram presentes a gerente de Inclusão e Diversidade (GID) da Seduc. Luiza Solano e equipe, representando a Superintendente de Direitos Humanos da SASC, Conceição Silva; a Gerente de Educação em Direitos Humanos, Iraildes Marques; a Gerente de Enfrentamento a LGBTfobia, Joseane Borges; e o Coordenador do Centro de Referência LGBTI, Vitor Kozlowski, dentre outros.

De acordo com Luiza Solano, gerente de Inclusão e Diversidade (GID) da Seduc,  o índice de violência e discriminação contra a categoria LGBT é crescente, por conta dessa situação é necessário mover ações que leve toda sociedade a refletir sobre a importância de adotar uma postura de valorização da vida, respeitando a todas as pessoas independente da sua orientação sexual.

"Nas escolas, estamos realizando debates acerca das legislações e políticas públicas de promoção e defesa da cidadania LGBTIQ+, procurando assim promover uma cultura de respeito mútuo. Nosso intuito é de que as pessoas percebam que as diferenças fazem parte e devem ser respeitadas e, por meio da educação, é possível realizar o trabalho de mobilização para valorização da vida e do respeito no ambiente escolar", acrescenta Luiza.

A campanha teve início em 2019 em sete escolas de Tempo Integral em Teresina, a intenção da SEDUC é da continuidade em 2020. "Vamos finalizar todos os atendimentos as escolas de tempo integral em Teresina. A proposta é que no segundo semestre se estenda para as demais Gerencias Regionais", afirma a gerente de Inclusão e Diversidade.

A campanha integra diversas parcerias, como a parceria com Secretaria da Segurança Pública (SSP), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros órgãos, voltadas às políticas de direitos humanos com palestras e formações.