Acontece formação do ciclo de Implementação da BNCC

Acontece, na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, no Centro de Formação Antonio Freire, a reunião formativa do ciclo II do programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro vai prosseguir até o final do dia.

Participam do encontro formadores do Currículo do Piauí e professores convidados. Posteriormente o público-alvo ira formar os formadores municipais e Regionais da rede Estadual e Municipal.

Na programação do evento, que teve início às 8h, aconteceu a palestra sobre Cultura Maker, ministrada pela professora, Carla Silva dos Santos. Na oportunidade, Carla falou como ligar a cultura Maker ao ensino, conectando tudo isso aos teóricos da comunicação e as práticas realizadas em sala de aula. O movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.

A coordenadora de Etapa da BNCC pela Seduc, Marília Aragão, falou que a formação voltada para cultura Maker e outras metodologias que serão focadas no próximo módulo vai aprofundar muito mais e fortalecer a equipe.

"A pedagogia da cultura Maker irá trabalhar projetos como a prática com foco na ação de colocar o aluno como protagonista, que é um dos princípios, tanto da Base Comum Curricular como do currículo do Piauí. Dentro dessa formação, a cultura Maker faz com que nós, professores formadores, possamos nos avaliar e nos colocar como criativos ou seja utilizar todas as ferramentas possíveis para desenvolver a aprendizagem dos nossos alunos", afirma Marília.

Ainda na programação, o professor Izael Araújo Lima, palestrou sobre Google Class, que é um pacote de serviços e ferramentas de comunicação pela internet, que facilitará a comunicação entre alunos e professores, técnicos e gestores, ampliando as possibilidades de aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino.

Seguindo a proposta da formação, aconteceu ainda a orientação sobre a certificação dos coordenadores municipais e regionais. No período da tarde está prevista a apresentação e discussão do módulo IV EAD com a equipe. E será também debatido a elaboração de Guia para reelaboração dos Projeto Político Pedagógico - PPPs nas escolas.