Em Paulistana, Ceti Lucinete Santana da Silva promove corujão preparatório para o Saepi |
Seduc e PRF implantarão Projeto Educar em escola piloto
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pequena Rubim, localizado no bairro Mocambinho, foi a escola selecionada para a implantação do projeto Educar, resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na tarde desta terça-feira (11), a escola recebeu representantes das instituições para discutir o andamento da ação.
O projeto tem a missão de apoiar os as unidades de ensino no desenvolvimento de ações pedagógicas de educação e segurança para o trânsito, como forma de enfrentamento à violência viária, ao trabalhar no cotidiano dos alunos temas que fortaleçam consciência social e formem jovens que atuem na construção de um trânsito mais seguro.
"Não vamos alterar o trabalho pedagógico da escola, esta é uma ação de complementação da sua atividade pedagógica, no qual o trânsito será abordado de forma transversal", explica o representante da PRF, inspetor Isaías Segundo. "A escola receberá faixa de pedestre, vias e sinalização em geral que serão desenvolvidas pelos alunos. O professor orientará, mas o protagonismo no final será dos estudantes", finaliza.
De acordo com o Coordenador das escolas de Tempo Integral da Seduc, Alberto Machado, a PRF capacitará os professores e eles serão os multiplicadores junto aos estudantes. "Decidimos iniciar com uma escola de Tempo Integral, com turmas de Ensino Fundamental, porque entendemos que precisamos começar na base, ainda na infância. No Ensino Médio eles já serão multiplicadores junto às famílias e comunidade.
A diretora do Ceti, Francisca
Viana, e as coordenadoras pedagógicas, Sandra Gomes e Rosângela Oliveira,
também integraram a reunião. "Agradecemos à Seduc e a PRF por nos escolher para
ser a escola piloto, pois este projeto é mais do que necessário em nossa escola
e certamente vai melhorar a aprendizagem significativa de nossos estudantes, já
que poderão aplicar o conhecimento no seu dia a dia", afirma a diretora
Francisca Viana.