Emoção marca formatura de estudantes do Ceep José Pacífico

A noite desta quinta-feira (06) foi marcada com grande emoção para as estudantes Josefa Maria e a Jayce Santos. As novas graduadas são mãe e filha e receberam o diploma como Técnicas em Enfermagem pelo Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico de Moura Neto. A solenidade foi realizada no Teatro 4 de setembro com a presença do governador Wellington Dias, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, a Deputada Federal, Rejane Dias, demais autoridades e familiares.

As graduadas participaram da solenidade de formatura do Centro junto aos 54 estudantes que receberam os diplomas de técnicos nos cursos de Enfermagem, Manutenção Automotiva, Suporte de Informática e Saúde Bucal.

A paixão em comum com a filha pela enfermagem começou quando a mãe, Josefa Maria, conheceu a estrutura e o curso que seguiria futuramente na escola José Pacifico de Moura Neto.

Longe da sala de aula há 10 anos e criando três filhos, Josefa diz que o encanto com o curso foi imediato. "Fui matricular minha filha e me encantei com a estrutura da escola, com tudo que o curso envolvia e hoje aos 41 anos de idade cheguei a conclusão do curso recebendo o diploma ao lado da minha filha", conta.

A filha, Jayce, concluiu o ensino médio integrado ao técnico no turno diferente ao que a mãe estuda e diz que mesmo sendo colegas de curso a cobrança continuou.

"Mesmo em turno diferentes a cobrança continua entre mãe e filha, mas com muita troca de informações. Ela sempre me procura para trocar experiências com relação a dúvidas do curso e estágio. A nossa relação ficou mais próxima pela nossa curiosidade no curso, ficamos mais unidas e com mais tempo uma para outra", disse Jayce.

Inaugurado em fevereiro de 2017, o Ceep José Pacifico de Moura Neto vem se destacando na oferta do ensino médio integrado a profissionalização dos alunos, como aponta o secretário da Educação, Ellen Gera.

"Hoje é um dia de festa pois fechamos um ciclo de formatura do centro Jose Pacífico, uma escola que nasceu com excelente estrutura e continua sendo bem cuidada pela comunidade escolar e isto se reflete na procura por matrículas", pontua.

No último ano, foram 331 alunos encaminhados para o mercado de trabalho através de programas como Menor Aprendiz e Estágio Extracurricular, além da contabilizar no Sisu a aprovação de 25 alunos. "A cada ano iremos ver alunos da escola com destaque nas aprovações, sendo quatro alunos em primeiro lugares, e também, preparando o aluno para o mundo do trabalho e ingresso universitário", comemora Ellen Gera.

Na última década o Piauí cresceu 248% na matrícula de educação profissional em comparação à média brasileira de crescimento com 115%. De acordo com o secretário Ellen Gera o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 do Governo Estadual coloca no quarto objetivo estratégico para a educação a consolidação e expansão da educação profissional no estado.

"Terminamos 2018 com 212 municípios e nesta oferta de 2020 cada município piauiense conta com uma oferta do ensino profissional seja no ensino médio integrado, subsequente, concomitante ou medicação tecnológica. Com o PPA elaborado para os próximos anos temos metas a cumprir para consolidar a expansão da educação profissional no estado e a decisão do governador Wellington Dias, fará Piauí ser o primeiro estado a ofertar a educação profissional em todos os municípios", explica.