Seduc finaliza 2ª turma do Curso Gestão para Aprendizagem

Nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, acontece no auditório da Escola Fazendária o encontro da última etapa do Curso Gestão para Aprendizagem. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Elos e a Fundação Lemann, uma das mais importantes organizações educacionais do país. Essa integração tem vislumbrado melhorias nos índices educacionais piauiense e no processo de gestão aprendizagem.

A formação tem como objetivo formar as equipes gestoras das unidades escolares para atuarem na melhoria da aprendizagem e que garantam o acesso, o atendimento, a permanência e o sucesso dos alunos. O foco da formação é a Gestão da Aprendizagem, considerando o desenvolvimento da gestão estratégica, gestão de pessoas e liderança.

O último módulo está sendo ministrado pela consultora da Elos Educacional, Andréia Araújo. Durante todo o dia os participantes refletem sobre a implementação de um plano de ação que eles construíram no ano passado.

"Estamos aqui para olhar esse momento do foco de necessidade e começar a implementar essas ações para melhorar esse foco. Em junho vamos colher os resultados com a intenção de sanar o problema que cada escola determinou como necessidade ali dentro do seu espaço", declara Andréia Araújo.

A consultora relembra os conteúdos já abordados e reafirma o compromisso na formação de professores e gestores. "Na etapa 1 eles fizeram o diagnóstico da escola. Na etapa 2, trabalharam a formação dos professores, na 3 construíram um plano de ação pensando qual o problema da escola, algo que precisa ser aprimorado", lembra.

De acordo com Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem, a formação já teve a primeira turma concluída e afirma que os resultados já podem ser vistos.

"Com a primeira turma, um dos nossos gestores, Antônio Gomes, do Ceti Padre Joaquim Nonato, conseguiu ter o Plano de Ação vencedor no terceiro encontro da  Rede que Transforma 2019, realizado pela Fundação Lemman, por ter aplicabilidade e resultado na escola. Acreditamos que o curso tem um fortalecimento do gestor e coordenador quanto liderança e há um plano de ação baseado em análise de dados e evidencias. Existe uma realização desse plano com efeito dos indicadores e para melhor aprendizagem dos alunos", finaliza Maria José.

Etapas da Formação

O programa é formado por dois módulos temáticos e por um módulo de acompanhamento para implementação do plano de ação. O primeiro é comum a todos os cursistas e aborda o tema gestão estratégica. Ao final do primeiro módulo, a dupla gestora escolhe entre os temas: gestão pedagógica e formação de professores, gestão pedagógica e planejamento, gestão de pessoas e clima escolar, gestão de pessoas e liderança, gestão de resultados.

No encontro presencial, são abordados os temas de liderança e gestão estratégica, com apresentação de casos e oficinas práticas. Ao final do semestre, a dupla gestora desenvolve um plano de ação como atividade final. Este é implementado na escola pela equipe gestora ao longo do semestre seguinte e acompanhado pelos formadores.